domingo, 14 de julho de 2013

VAMOS APROVEITAR AS FÉRIAS E FAZER UMA VIAGEM INTERESSANTE

Um intervalo, mesmo que breve, no calendário escolar, favorece o deslocamento das pessoas. Viagens são programadas, a rotina é interrompida, a convivência intensificada. Alguns aguardam ansiosamente por este período. Num tempo em que tudo parece ser urgente e as pessoas já não conseguem driblar a pressa, faz bem um hiato para saborear a vida e deliciar-se com a convivência.
Os lugares a serem visitados permitem detalhar um roteiro inusitado. Outros simplesmente saem sem nada pré-estabelecido: na bagagem, o essencial; no coração, a aventura. Opções diversificadas enfatizam criatividade e espontaneidade no foco principal: viver dias diferentes com aqueles que são mais próximos e que completam a existência.
Há, no entanto, uma viagem que não deveria ser adiada: a interioridade humana. Adentrar para o mais profundo do ser, lá onde é possível ficar a sós consigo mesmo, é um desafio não muito atrativo. Conhecer novos lugares, trocar ideias com outras culturas sempre será empolgante. Porém, cedo ou tarde, será necessário percorrer as próprias entranhas e auscultar os sonhos e as decepções, as esperanças e as incertezas.
A única pessoa que ficará a vida toda com você é você mesmo. Então, impossível passar anos e anos como um desconhecido de quem necessita de autoconhecimento. Desvendar os mistérios que se misturam com os traços da personalidade é uma tarefa ímpar. Alguns precisam ser ajudados, pois sozinhos não saem do chão. Outros preferem
abdicar da autenticidade optando por incrementar a aparência. Outros, ainda, vivem como se fossem os únicos do planeta.
A diversidade é uma riqueza, uma contribuição que complementa a convivência. Porém, é impossível adiar por mais tempo a necessária viagem para a interioridade. Os meios e as ferramentas que ocupam e, ao mesmo tempo, distraem as pessoas nem sempre ajudam para que o humano seja mais equilibrado e centrado. Depois de tanta evolução, uma dúvida paira na atmosfera: no que consiste a normalidade? Quem é normal?
Viajar para a interioridade é uma opção que possibilita respostas consistentes e entusiasmantes. Num tempo de tanta agitação e reivindicações, aquietar-se um pouco poderá fazer um bem enorme. A qualidade da vida interior sustentará as decisões e os encaminhamentos de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário