segunda-feira, 8 de julho de 2013

REFLITA



As pessoas, em sua grande maioria e infelizmente, são inconsequentes em seus atos ou palavras.

Talvez seja esse um dos grandes motivos para vermos tamanha estagnação ou até involução em tantos e tantos indivíduos.

Devemos refletir. E reflexão é isso: voltar-se, retratar-se, traduzir, repetir-se, ecoar, repercutir-se, transmitir-se, considerar, ponderar, pensar, raciocinar ou pensar com madureza.

Geralmente a palavra refletir é associada à reprodução de uma imagem em um espelho ou material polido. E reflexão não deixa de ser isso. Afinal quando refletimos sobre algo, é como se o colocássemos à nossa frente analisando cada detalhe.

Contudo, essa análise deve ser profunda, consciente e analítica. E isso deve envolver todas as coisas: à nossa volta e em nosso interior.

Não podemos ser meros expectadores, debruçados no muro da vida, vendo ela passar.

É preciso parar para reflexões constantes sobre nosso proceder (pensamentos, gestos, palavras e ações), sobre o que nos falam, o que nos aconselham, sobre as coisas que acontecem à nossa volta, enfim, sobre tudo que nos envolve.

É preciso refletir sobre tudo, vendo em cada detalhe algo de significativa importância para a construção e evolução de nosso eu.

Agora, de nada adianta refletir, se não realizamos as mudanças ou ajustes necessários em conseqüência de nossas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário