quarta-feira, 3 de julho de 2013

O BRASIL É UM DOS GRANDES PRODUTORES DE GEMAS

O Brasil é um país muito rico em pedras preciosas, sendo Minas Gerais o maior Estado produtor. A alexandrita, uma das mais valiosas, foi descoberta em Minas Gerais, no município de Malacacheta. A partir dos anos 70, o Brasil se tornou um dos maiores produtores dessa gema. 
A opala é abundante no Piauí. A água-marinha pode ser encontrada em diversas regiões, fazendo com que o Brasil seja o maior produtor mundial dessa espécie de gema. A ágata foi descoberta em jazidas na Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Minas Gerais. A esmeralda, desde a década de 80, também tem sido bastante encontrada. A maior região de garimpo da esmeralda é em Carnaíba, na Bahia. 
A ametista, bastante encontrada na região Sul, também faz com que o Brasil leve o título de maior produtor da espécie de gema. Uma cidade do Rio Grande do Sul, Ametista do Sul, foi até batizada com o nome da pedra. O município gaúcho de Soledade também é grande produtor de gemas, sendo conhecido como a capital das pedras preciosas. Anualmente, realiza-se em Soledade uma feira internacional de gemas preciosas, a Exposol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário