quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESPETÁCULO DA NATUREZA

Brilho, cor e forma respondem pela beleza das gemas

Quem não se encanta diante de um diamante, rubi, topázio ou ametista, seja em seus estados brutos ou já transformadas em joias? Algumas seduzem pelo brilho, outras pelas cores, mas todas têm a beleza em comum. As pedras preciosas, ou gemas, são um verdadeiro espetáculo da natureza. E o Brasil está cheio delas!
As pedras preciosas são minerais, rochas ou matérias petrificadas com cor e brilho especiais, sendo valiosos por sua raridade e dureza. Uma gema é apreciada especialmente por sua beleza ou grande perfeição, portanto, a aparência é quase sempre o atributo mais importante das pedras preciosas. As características que tornam uma gema bela ou desejável são a cor, fenômenos óticos incomuns no interior da pedra e, às vezes, a própria forma do cristal natural.
A maioria das pedras preciosas é resultado de minerais que se formaram sob condições variadas no interior da Terra. Essas pedras, quando tratadas, podem ter várias utilidades, mas seu principal uso é na criação de joias e acessórios, que têm grande valor e prestígio comercial.
Diamante - O diamante é uma das mais apreciadas gemas. Depois de lapidado, recebe o nome de brilhante. Geralmente é incolor, mas pode apresentar ligeira coloração azul, amarela, vermelha, rosa ou verde. É muito apreciado por ser a substância mais dura (resitente) conhecida e por refletir a luz de uma maneira própria quando facetado. É uma forma de carbono que se cristaliza a temperaturas extremamente elevadas. Forma-se na parte interna da terra, em profundidades de 100 a 200 quilômetros.
O diamante é conhecido há mais de 3000 anos, quando foi descoberto na Índia. No Brasil, foi a primeira pedra a ser comercializada, quando foi encontrada na cidade de Diamantina (MG), no ano de 1725. Naquela época, o Brasil se tornou o maior comercializador de diamantes do mundo, seguido da África do Sul, que logo depois nos ultrapassou. É a pedra mais vendida no mundo; no entanto, está longe de ser raro. Anualmente, milhões de quilates de diamantes são extraídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário