sábado, 6 de julho de 2013

REPARTIR NÃO!

Os pobres sempre existiram e sempre foram a maioria através da história. De cada dez, sete ou oito. Os ricos sempre foram minoria. Alguns, por terem trabalhado para isso. Outros por herança e outros por esperteza e safadeza. O fato é que o mundo sempre teve poucos ricos e muitíssimos pobres. Em muitos casos, os pobres não tinham acesso às casas que construíam, nem à comida que plantavam. Foi assim no passado e é assim hoje em dia.
O planeta é rico, mas a maioria dos humanos é pobre. E são pobres não porque escolheram a pobreza, mas porque foram empobrecidos por regimes políticos cruéis e selvagens e por pessoas que chegaram ao poder e nunca mais dele apearam. 
Na verdade, o mundo não sabe repartir. E o poder, de tal maneira corrompe, que onde os pobres fizeram sua revolução e chegaram ao poder, em pouco tempo lá eram eles os novos ricos, a desviar milhões do tesouro e a favorecer apenas quem venceu. 
O quadro é doloroso. A maioria dos ricos não admite ficar um pouco mais pobre. Nesse quadro, aparecem os políticos, poucos dos quais tomam o lado dos pobres. Aparecem também os religiosos, boa parte dos quais se coloca ao lado dos pobres e arrisca a vida por eles. E há os outros que chamam a atenção dos pobres para que eles saiam do seu marasmo e façam alguma coisa por si mesmos, enquanto falam forte aos ricos para que aprendam a repartir. Nem sempre são ouvidos, mas não podem é deixar de falar! Seria pecado de omissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário