sexta-feira, 19 de julho de 2013

SER FELIZ É SER VERDADEIRAMENTE HUMANO

A afirmação foi sonora: “Necessito colocar mais verbos em minha vida!” Não era um desabafo, mas o registro de uma constatação e, consequente, tomada de decisão. Por uns instantes voltei no tempo e relembrei os longos exercícios de conjugar os verbos. Páginas e mais páginas eram preenchidas para desenvolver a destreza da fala e da escrita, descrevendo uma ação num determinado tempo. Hoje, quando os verbos não são empregados corretamente ouve-se como que um ruído que sinaliza que algo não está de acordo com a ação empreendida.
O verbo, para quem tem gosto pela escrita e pela fala, é versátil, admite flexões em número, pessoa, modo e tempo. Para além das frases, o verbo sempre identificará uma ação. Daí a importância de acrescentar verbos à vida. Independente do lugar e da situação existencial, o humano é convocado, pela busca incessante da realização, a conjugar muitas ações. Cuidando apenas de aprimorar o ‘nós’, ao invés de acentuar exageradamente o ‘eu’.
Ter muitos projetos, ser detentor de uma volumosa bagagem de ideias e sonhos já não significa muito. Parece ser crescente o número daqueles que pouco executam, diante do muito que idealizam. Continuam delineando sonhos, mas são incapazes de arregaçar as mangas e edificar algo significativo. Isso vale para todos os campos, mas na gestão da vida particular, é assustadora a quantidade de gente que não insere verbos em sua existência histórica.
Se a conjugação, por vezes, sai um pouco atrapalhada, nem por isso é aconselhável deixar de agir. A vida supõe ação. Viver é também fazer, executar, acrescentar. Continuar indiferente ou acomodado é uma incógnita: algumas oportunidades costumam não retornar. O melhor tempo para sentir a profundidade da vida se chama hoje. 
Se existe uma hora para tomar algumas decisões, não resta dúvida de que a hora é agora. Evidente que se pode adiar ou programar. Porém, os riscos não deixarão de existir. Enquanto isso, faz bem exercitar os verbos, aproximando o tempo e a respectiva ação, não tendo medo de ser feliz, em todos os tempos. Afinal, não foi para isso que o Criador pensou e idealizou o dom da vida?! A felicidade não é privilégio de alguns. É a condição normal para a vida de todos. Ser feliz é ser verdadeiramente humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário