sábado, 6 de julho de 2013

UM "GENOCÍDIO" DE ETNIA.

Dados divulgados pelo Cimi mostram ainda que, de um total de 23 suicídios de índios em 2012 no país, nove ocorreram entre integrantes da etnia Guarani-Kaiowá. Segundo a entidade, a prática do “suicídio está causando um genocídio silencioso” no Mato Grosso do Sul. Segundo o relatório, os índices divulgados pelo Ministério da Saúde são “ainda mais dramáticos”, já que apontam 56 suicídios entre os Guarani-Kaiowá no mesmo período. 

De acordo com a pesquisa do Cimi, levantamentos anteriores alertavam para a ocorrência de mais casos de suicídio do que os publicados pela entidade. O Conselho Indigenista destaca o descaso do governo na tentativa de reverter esse índice de mortes nessa comunidade indígena. “Dados de um órgão governamental de saúde demonstram o agravamento da situação dos Guarani-Kaiowá, com o aumento da incidência de suicídios. Pouco ou nada foi feito no decorrer de 2012 para mudar tal realidade”, diz o relatório.
No final do ano passado, líderes indígenas da aldeia Guarani-
Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, anunciavam o suicídio coletivo de 170 homens, mulheres e crianças se a Justiça Federal mandasse retirar o grupo da Fazenda Cambará, onde estavam acampados provisoriamente, no município de Naviraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário