quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A FORÇA E A FRAQUEZA DO ELEFANTE

O elefante é o maior animal terrestre, chegando a pesar 12 toneladas.

Na idade adulta alcança quatro metros de altura. E pode viver 80 anos. Suas valiosas presas de marfim o tornam alvo da cobiça dos caçadores. Animal herbívoro, alimenta-se de frutas, raízes e folhas. Diariamente ingere até 150 quilos de alimento e 14 litros de água. Ao nascer o filhote de elefante já pesa cerca de 90 quilos. Sua famosa tromba, formada por cem mil músculos, é uma maravilha de engenharia. Com ela, o elefante faz o que quer.
A memória do elefante é lendária. Chegou-se ao exagero de afirmar que jamais esquece coisa alguma. Na realidade, é uma memória seletiva e lhe fornece os dados indispensáveis para sobreviver. Depois de muitos anos, reconhece uma pessoa que o tratou com carinho. Isso vale também para seus inimigos. Ele também identifica os membros de sua família, mesmo que não os tenha visto nos últimos anos. Sua memória o ajuda na alimentação. É capaz de percorrer centenas de quilômetros nas tórridas savanas africanas em busca de uma fonte escondida ou de alguma vegetação que o pode alimentar.
No momento de fúria, é capaz de arrancar grandes árvores, demolir uma casa ou jogar uma pessoa a dezenas de metros. Curiosamente, num circo, o elefante aceita docilmente uma frágil corrente amarrada a uma também frágil estaca, plantada na areia. Isso porque, na infância, foi domesticado. Ele aprendeu que a tentativa de se livrar da corrente trouxe-lhe muitos sofrimentos.
Isso acaba por condicioná-lo. Acredita que nunca poderá superar a limitação. A corrente é mais forte do que ele.
O que ocorre com o elefante acontece com os humanos. É nos primeiros anos de vida que o futuro é desenhado. Os comandos iniciais que partem, sobretudo, dos pais e mestres tendem a tornar-se definitivos.
A criança que é elogiada, que é encorajada, desenvolve suas capacidades e supera os obstáculos. Pelo contrário, a criança que é criticada, formará uma autoimagem negativa e aceitará que é incapaz de ter sucesso.
Será como o gigantesco elefante, prisioneiro de uma frágil corrente amarrada a uma estaca na areia.Tudo acontece antes que tenhamos doze anos, afirmava o escritor Aldous Huxley. A personalidade infantil é frágil; tudo que nela se escreve cristaliza em seguida e dificilmente se apaga. Mesmo assim existe a possibilidade de mudar. O próprio elefante reage com violência a um fato novo, tipo incêndio.
Tomar consciência de nossa situação, de nosso momento, de nossas possibilidades deve ser o ponto de partida. Hoje é, hoje pode ser, deve ser o primeiro dia do resto da vida. Hoje pode ser o dia de tomar na mão as rédeas da vida. Se você acreditar, você pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário