domingo, 27 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA

Escrevo para dizer quem sou e onde vou
Escrevo para esquecer o passado e buscar o futuro

Escrevo para dizer o que penso,
para ser absolvido dos erros que não cometi.
Há mais ou menos 4000 anos antes de Cristo, na Soméria, onde hoje são localizados Irã e Iraque, nasceu a escrita. Os primeiros registros encontrados foram feitos em tabletes de barro. Com o passar do tempo, eles foram feitos em pele de animais, madeira e metal. O conhecido papiro foi criado posteriormente. Suas mudanças deram origem ao papel que conhecemos atualmente.
No Brasil, o aparecimento dos primeiros livros ocorreram por volta do Século XIX com a chegada da família real portuguesa. A perseguição do comandante francês Napoleão Bonaparte ocasionou a vinda da citada família. Tal evento provocou algumas mudanças no país. Havia a necessidade de formar uma elite intelectualizada e atender à necessidade da família real, por isso as primeiras obras publicadas (livros) foram trazidas pelos portugueses. O Brasil era uma colônia e a promoção da leitura e da escrita auxiliariam na administração do país para modificar essa realidade.
Deve-se relatar que o acesso à leitura e à escrita nesse período não era para todas as pessoas, como em nossos dias. O direito restringia-se ao grupo da sociedade detentor do poder econômico. É possível afirmar que tais conhecimentos, leitura e escrita, eram diferenciais utilizados em nome da “superioridade da raça”. Ambas, em diversos períodos da História, foram empregadas como recursos para atingir determinados objetivos econômicos e políticos.
O leitor tem sua individualidade, sua história e sua ideologia assim como o escritor. Qualquer texto é esse conjunto singular, exteriorizado e documentado, influenciado por características da época em que foi escrito. É importante que quaisquer textos cumpram seu papel de promover reflexão e não alienação.
A popularização da leitura e da escrita, atualmente, diminui a distância que existe entre as classes sociais? Utilizadas como critérios diferenciadores, no mercado de trabalho, estabelece relações de poder em que há os subjugantes e os subjugados, pois como foi antigamente, apesar de ser um direito e da popularização, ainda são utilizadas para manipular as pessoas.
Aos defensores da leitura e escrita como recursos de libertação do ser humano, deve-se compreender o papel primordial das criações e a necessidade de reflexão do que se lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário