terça-feira, 15 de novembro de 2011

SÍMBOLO DA PÁTRIA

Bandeira, segundo definição do dicionário Aurélio, “é um pedaço de pano, de uma ou mais cores, que se hasteia num pau”. Mas para a humanidade esse “pedaço de pano” carrega um significado bem maior. A bandeira é um símbolo. Ela pode representar um time de futebol, uma instituição, um grupo étnico-cultural, uma cidade, uma família, uma nação etc. A atual bandeira do Brasil, criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, foi instituída quatro dias depois da Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Por conta disso, comemoramos o Dia da Bandeira, anualmente, em 19 de novembro.
As bandeiras surgiram ainda na Idade Média. Eram usadas pelos diferentes povos para representar seus exércitos. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Pelas bandeiras, os exércitos conseguiam identificar grupos de soldados aliados e inimigos. Como a ideia foi um sucesso, pois evitava a morte de soldados aliados, as bandeiras passaram a fazer parte das nações.
As cores das bandeiras têm seus significados de acordo com os interesses de cada país, Estado ou região. Antigamente, o azul denotava a nobreza, enquanto o vermelho eram os movimentos revolucionários. Hoje, o significado das cores fica a critério de cada localidade.
Na bandeira do Brasil, o verde simboliza as matas; o losango amarelo, as riquezas; a esfera azul, o céu; o branco, a paz; e as estrelas representam os Estados que compõem o país, atualmente 27. Na Arábia, o verde representa a riqueza e a prosperidade; no Canadá, o branco simboliza a realeza, enquanto na Inglaterra é o vermelho que a traduz. Na bandeira da França, o azul representa o poder legislativo; o branco, o executivo; e o vermelho, o povo.
Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país. A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o sol. Por isso o país é chamado de Terra do Sol Nascente. O Nepal tem uma bandeira com o sol e a lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem.
As bandeiras ainda podem apresentar legendas ou símbolos, estampando os anseios ou conquistas de uma comunidade ou nação. Na bandeira do Brasil, lemos: Ordem e Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário