quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A TURMA DO "DEVER DE CASA" FOI REPROVADA

O site da The Economist publica hoje um gráfico interativo onde você pode comparar o ritmo do endividamento dos países desenvolvidos – EUA e Zona do Euro – com o dos países emergentes, estes sem discriminação.

Você mesmo pode experimentar e ver como aquela historinha do “fazer o dever de casa” que ouvimos nos anos do neoliberalismo – cortar despesas, produzir superávit, zerar inflação, tudo a custa de baixo crescimento, desemprego e renda para a população – eram receitas do tipo: faça o que eu mando, mas não o que eu faço.
Você pode mudar as curvas, estimando o crescimento do PIB, a inflação , o superávit primário e a taxa pública de juros. E vai ver que, com quaisquer números razoáveis – as previsões do FMI são os valores carregados automaticamente – são os desenvolvidos que estão afundados em dívidas e os emergentes que vão se livrando delas.
O motivo? Um só: crescimento econômico.
PS. Ah, e só para você ter em mente: quando o “aluno comportado” Fernando Henrique Cardoso saiu do governo, a dívida do Brasil representava quase 60% do PIB. Mais do que significava, então, o endividamento da maioria dos países desenvolvidos, que nos mandavam arrochar a economia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário