terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONTRAINDICADA PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS

A Academia Americana de Pediatria (AAP) alerta os pais para que limitem o tempo que bebês e crianças com menos de dois anos ficam em frente da televisão e dos computadores. Segundo a entidade, a prática não traz benefícios educacionais para essa faixa etária e ainda é prejudicial por, muitas vezes, substituir momentos de interação e brincadeiras com outras pessoas.
Os estudos citados pela AAP indicam que os pais interagem menos com os filhos quando a televisão está ligada. Por sua vez, as crianças que brincam em frente à TV olharão para ela cerca de três vezes por minuto, mesmo que esteja ligada apenas como “som de fundo”, indiferentemente de alguém (pais ou filhos) estar prestando atenção ao programa veiculado.
Os especialistas afirmam que quando a televisão está ligada os pais falam menos com seus filhos. Segundo eles, há evidências científicas que atestam que, quanto menos tempo se dedica a uma criança, mais pobre é a sua linguagem.
A Academia Americana de Pediatria ainda afirma que nem os chamados programas educativos beneficiam crianças menores de dois anos, já que elas são muito pequenas para entender as imagens da tela. “Um espaço de brincadeiras livre é mais valioso para o desenvolvimento cerebral do que qualquer exposição a meios de comunicação eletrônicos”, concluiu a AAP. O posicionamento da entidade não se refere a jogos interativos, como videogames e outros dispositivos, mas sim a meios de comunicação cujo consumo por qualquer tela seja passivo, como televisão, computador, DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário