terça-feira, 8 de novembro de 2011

IMPRENSA E SOCIEDADE

Os exemplos poderiam se estender por milhares de linhas. Em cidades grandes e pequenas, empresas de todo porte dedicaram sempre consideráveis somas de dinheiro para conhecer e aperfeiçoar o jornalismo nos EUA. No Brasil, iniciativas similares são raríssimas.
Mesmo durante a extraordinária crise de que a indústria jornalística americana enfrenta há pelo menos 15 anos, esse comportamento se mantém. Em junho, por exemplo, a Knight Foundation anunciou um investimento de US$ 3,7 milhões no Centro para o Futuro da Mídia Cívica, no Massachusetts Institute of Tecnhology (MIT).
O objetivo precípuo do centro é pesquisar a questão específica de como as comunidades obtêm e produzem informações; e como as pessoas tomam decisões baseadas nessas informações, que as tornam civicamente ativas.
O centro vai trabalhar em estreita colaboração com o famoso Media Lab do MIT para poder mesclar e aprofundar o conhecimento de novas e antigas tecnologias de comunicação com o objetivo de ampliar a participação de cidadãos na vida política das comunidades americanas.
Quando este tipo de atitude se tornar minimamente comum no Brasil, seguramente a imprensa e a sociedade brasileiras se tornarão melhores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário