terça-feira, 21 de agosto de 2012

UM ROBÔ EM BUSCA DE VIDA


O Curiosity estudará o planeta nos próximos dois anos

O Curiosity já explora Marte. Trata-se do maior jipe-robô já construído para a investigação espacial. A missão, a mais ambiciosa e completa desde a década de 70, tem como objetivo principal descobrir se existe ou já existiu vida no planeta vermelho.
Marte é o planeta que mais desperta a curiosidade do homem, sendo até hoje o mais visitado por sondas espaciais. Desde os anos 1970, diversas missões não tripuladas enviaram imagens, pousaram em sua superfície e coletaram dados da atmosfera e do solo em busca de vida extraterrestre. Atualmente, no entanto, a procura não é por organismos vivos complexos, muitos menos por civilizações avançadas. Os pesquisadores já sabem que esse tipo de vida não é possível em Marte. A busca, agora, é por seres microscópicos.
O Curiosity, após uma viagem de 36 semanas, por um percurso de 352 milhões de quilômetros, pousou na superfície de Marte no início deste mês, mais precisamente na Cratera de Gale, local considerado um paraíso geológico. O jipe-robô é um laboratório móvel que estudará o planeta nos próximos dois anos. O Curiosity vai filmar, fotografar, coletar terra e rochas, fazer análises químicas; enfim, buscar elementos que indiquem se há ou houve vida microbiana em Marte. Irá medir também a quantidade de radiação na superfície do planeta, informação fundamental para uma possível missão tripulada no futuro. Marte é tão parecido com a Terra que os cientistas querem saber se o que aconteceu lá pode também acontecer aqui.
A parte mais difícil da missão já foi superada: a aterrissagem. A manobra, com sete minutos de duração, dependia de uma sequên-
cia de comandos automáticos, sem possibilidade de intervenção humana. Foi a mais ousada já feita por um artefato humano fora da Terra. Por ter 900 quilos, cinco vezes mais do que o peso dos equipamentos antecessores (Spirit e Opportunity, de 2003), o Curiosity não podia ser freado apenas com paraquedas. Desta vez, foi preciso usar um guindaste movido a retropropulsores.
A nave que conduzia o jipe-robô entrou na atmosfera do planeta a 21 mil quilômetros por hora. Após quatro minutos, reduziu a velocidade para 1,7 mil quilômetros por hora e, então, um paraquedas supersônicos se abriu a 10 quilômetros de altitude. A 50 segundos da aterrissagem, o guincho e o veículo (Curiosity) “caíram” da nave, controlados por oito propulsores. Com velocidade de 2,7 quilômetros por hora, a 20 metros da superfície, o veículo desceu pelo guincho e as rodas se abriram. O Curiosity pousou 6,5 minutos depois de entrar na atmosfera de Marte. O guincho afastou-se para cair a 150 metros do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário