quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FAMILIA: RECURSOS PARA PESSOAS E A SOCIEDADE


Recentes pesquisas no Brasil e no exterior revelam o quanto a família é valorizada e almejada pela população. Mesmo para uma grande parte de mães solteiras, sobretudo em nossas periferias, o desejo permanece latente de poder encontrar a pessoa fiel com quem se possa construir uma comunhão durável.
Portanto, a concretização da família requer a escolha livre; e isto em um duplo sentido: constituir uma família é escolha daqueles que a compõem, a começar pelos cônjuges, que, quando jovens, decidem-se unir-se em matrimônio e se abrir natural e espiritualmente à vida. Por outro lado, a família escolhida torna-se sujeito de escolhas que a permitirão desenvolver-se e subsistir dignamente e proporcionarão o crescimento e o amadurecimento humano e espiritual de seus membros, tornando-se assim plenamente pessoas.
A escolha da família, que persiste “no coração da sociedade e da vida cristã” como experiência elementar do ser humano, abarca múltiplos elementos: experiência familiar, preparação para o matrimônio, fidelidade, doação para a vida, comunhão, educação dos filhos, relação entre as gerações, promoção e cuidado com a vida, e tantos outros aspectos que fazem da família não só esta realizada entre o público e o privado, mas também o lugar próprio da realização do humanum.
No II Congresso Internacional Teológico, para Estudos sobre Matrimônio e Família, ressaltava o fato que Lévi-Strauss defendia a tese de haver existido diferentes formas de família na história, mas enfatizava a possibilidade de individuar “um tipo de estrutura natural da família, que é fundada sobre um duplo vínculo: o “horizontal”, por assim dizer, dado pela relação sexual entre o homem e a mulher, e o “vertical”, dado pela relação geradora entre genitores e prole, que coloca a família como ‘fenômeno universal, presente em cada e qualquer tipo de sociedade. É a partir de uma adequada visão do ser humano que se conseguirá realizar uma teologia e uma pastoral da família consequentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário