quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EM CENA: OS MELHORES VINHOS DO BRASIL

As 386 amostras inscritas por 70 vinícolas de sete Estados para a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos - safra 2012 já foram coletadas pela Associação Brasileira de Enologia. O processo é feito diretamente nas vinícolas. A partir de 10 de agosto inicia a degustação, feita por 120 enólogos. A empreitada encerra dia 31 de agosto, mas o resultado será apresentado a um público de mais de 800 apreciadores de vinho no dia 29 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os representados no evento (ver quadro). Assim, é possível identificar as características, ou melhor, o terroir de cada região produtora. Este ano aparece Pernambuco que em 2011 não figurava entre as representações.
Novidades - Histórica, a 20ª Avaliação chega trazendo novidades e também surpresas. As alterações acompanham o cenário vitícola, que muda conforme o desempenho de cada safra, o que não depende do mercado, mas da produção. As mudanças mais representativas estão nas categorias dos vinhos, que espelham o desempenho da produção vitícola.
A baixa representatividade dos vinhos rosé levou a entidade a eliminar essa categoria. Também foi reduzido de duas para uma amostra a classificação dos brancos finos secos aromáticos. Por outro lado, os tintos finos secos, que previam a classificação de seis amostras, agora terão sete vinhos destacados. O mesmo acontece na categoria de vinho base para espumante, que passa de duas para três amostras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário