Governo notificou às concessionárias
o fim dos contratos
O modelo atual de pedágios, implantado há 14 anos, nunca agradou os
gaúchos. Agora, o governador Tarso Genro ao assinar, na terça 24, os termos de
notificação do final dos contratos de pedágios firmados com o Estado, cumpre
promessa de campanha. Em ato que contou com a participação do secretário de
Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), Beto Albuquerque, foi reafirmado o
compromisso de não renovar os pedágios cujos contratos vencem em 2013 (ver
quadro).
Tarso destacou a legalidade do processo. “Este é um ato de respeito à cidadania, feito dentro da legalidade jurídica e respeitando o interesse público”, disse, ao lembrar o apoio da Assembleia, que aprovou dia 13 de junho, a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para administrar os pedágios comunitários.
O governo trabalha agora para assinar o contrato com a empresa, vencedora da licitação, que apontará os novos modelos de pedágios comunitários a serem implantados no RS. A EGR será responsável pela administração e manutenção das rodovias no RS, a partir do dia seguinte ao término das concessões privadas, com o comprometimento de reduzir tarifas, ampliar o volume de obras e extinguir a praça Caxias-Farroupilha.
Foi ainda acordado com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para que a partir de 2013 a União assuma cerca de 1,2 mil quilômetros de malha rodoviária federal que estavam sob controle do Estado e foram entregues à iniciativa privada.
Tarso destacou a legalidade do processo. “Este é um ato de respeito à cidadania, feito dentro da legalidade jurídica e respeitando o interesse público”, disse, ao lembrar o apoio da Assembleia, que aprovou dia 13 de junho, a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para administrar os pedágios comunitários.
O governo trabalha agora para assinar o contrato com a empresa, vencedora da licitação, que apontará os novos modelos de pedágios comunitários a serem implantados no RS. A EGR será responsável pela administração e manutenção das rodovias no RS, a partir do dia seguinte ao término das concessões privadas, com o comprometimento de reduzir tarifas, ampliar o volume de obras e extinguir a praça Caxias-Farroupilha.
Foi ainda acordado com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para que a partir de 2013 a União assuma cerca de 1,2 mil quilômetros de malha rodoviária federal que estavam sob controle do Estado e foram entregues à iniciativa privada.
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