terça-feira, 7 de agosto de 2012

EXUBERÂNCIA DA FLORESTA É RECONHECIDA MUNDIALMENTE

As belezas do Brasil, cada vez mais, ganham reconhecimento mundial. A mais recente valorização refere-se à Amazônia, que foi confirmada como uma das Sete Maravilhas da Natureza, assim como as Cataratas do Iguaçu. Lembra-se, porém, que ambas não são exclusivamente brasileiras. A Amazônia estende-se por nove países, e as Cataratas do Iguaçu também avançam sobre a Argentina. Há ainda o Rio de Janeiro, primeira cidade a obter o título de Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural Urbana.
Motivos não faltam para o reconhecimento à Amazônia. Em seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados, mora metade das espécies terrestres do planeta. Contabilizando apenas árvores, chega-se a pelo menos 5 mil espécies. Os mamíferos passam de 300. Os pássaros somam mais de 1.300 e os insetos alcançam milhões.
No Brasil, o bioma Amazônia cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados, o que representa quase metade do território nacional.
Nos rios amazônicos, 3 mil espécies de peixes nadam por 25 mil quilômetros de águas navegáveis: é a maior bacia hidrográfica do mundo. Às suas margens, vivem em território brasileiro mais de 20 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas. Levando-se em conta toda a bacia amazônica, são 33 milhões de pessoas. A floresta ainda é fundamental no equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas da América Latina.
Maravilhas à parte, o ritmo de degradação assemelha-se à grandiosidade da Amazônia. Até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, o número saltou para 17% - o índice corresponde a uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário