terça-feira, 28 de agosto de 2012

CRITICAR...

 A vida, muitas vezes, torna-se uma competição. A busca por espaço nos leva a desarmonizar o nosso próprio ser. Competir significa buscar atingir um objetivo, enfrentando pessoas e situações contrárias à realização deste propósito. Também pode ser que há gente melhor no jogo em que estamos inseridos e que desafia-nos a dar o melhor na busca de ocupar a posição e alcançar o fim que almejamos. Estando na competição, deparamo-nos com a crítica. Um dos caminhos que nos ajudam a tornar-nos melhor é a crítica. No entanto, precisa-se tomar muito cuidado quanto a ela, já que pode se apresentar de duas formas: positiva, elevando o nosso entusiasmo para nova partida; ou pessimista, que nos levará à frustração, dependendo do estado de espírito de cada um.
A crítica positiva é construtiva. Sempre é feita com o interesse de que a pessoa cresça, tornando-
a capaz de atingir seus objetivos. A crítica pessimista é destrutiva e pode levar o indivíduo à ruína. Dizendo de outro modo: toda crítica pode ser feita após ou durante uma boa análise, procurando apontar pequenos pontos que podem ser melhorados; mas também pode ser feita de forma superficial, no intuito de ferir a pessoa, em vez de querer melhorar tal atitude. Podemos exemplificar usando a situação de trabalho, onde um colega mostra-
se muito capaz em algo, não agradando os demais justamente por se destacar. Se estes não tiverem um bom crivo, capaz de separar uma coisa da outra, procurarão evidenciar seus defeitos, para diminuí-lo, de certa forma, tentando destruí-lo, e não construir um ser em suas ações. Criticar e também ser criticado é um grande desafio que exige muito cuidado e atenção.
Todo ser humano tem o direito de emitir suas opiniões diante de um comportamento ou de uma atitude de outrem. Entretanto, não pode e não deve arrasar seu semelhante só para ver seu fracasso. A crítica deve ajudar o outro crescer. Por isso, um dos cuidados que devemos ter é referente à forma de como a iremos fazer e qual é, de fato, nossa intenção. Quem é objeto de uma crítica deve esforçar-se para recebê-la com equilíbrio e maturidade. Uma crítica pensada, madura, bem intencionada, feita no momento certo, faz toda a diferença. Criticar também é uma arte, porém precisa ser polida e cultuada por todos nós.
Ideias, ações, projetos são necessários e oportunos, porém, às vezes, precisam ser reformulados antes de aprovados. Portanto, cabe-nos dizer que tudo deve ser efetuado com cuidado para não ferir e nem podar o crescimento de ninguém. Podemos dizer com Abraham Lincoln: “Só tem direito de criticar aquele que pretende ajudar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário