terça-feira, 21 de agosto de 2012

É AGOSTO E A FUMAÇA SE ESPALHA PELO PAÍS


De janeiro a julho deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou 39,6 mil focos de incêndio nos biomas brasileiros país. São, em média, quase 200 por dia, afetando e, em muitos casos, destruindo grandes áreas brasileiras.
O líder do ranking de biomas mais atingidos pelo fogo é o Cerrado. O Inpe apurou 22 mil queimadas, número que se aproxima do total mapeado em todo o país em 2011 – 23,6 mil. A Amazônia vem em segundo, com 9,2 mil focos, seguida da Mata Atlântica (3,4 mil), Caatinga (3,2 mil) e Pantanal (1,8 mil). O Maranhão foi o Estado onde ocorreu o maior número de focos de incêndio, chegando a um total de 7,4 mil. Mato Grosso é o segundo com maior volume, com 6,8 mil casos, seguido pelo Tocantins (4,3 mil), Piauí (4 mil) e Bahia (3,3 mil).
Representantes de órgãos responsáveis pelo combate e monitoramento de queimadas, como o próprio Inpe e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), alertaram no início do ano sobre o risco de ocorrência de maior número de incêndios florestais.
Mesmo tendo a ação do homem como a principal origem das queimadas, é a combinação da falta de chuva, clima seco e temperatura alta que amplia o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário