terça-feira, 21 de agosto de 2012

OSTEOATRITE 10 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM COM ELA


Até 2030, vítimas passarão de 10 para 30 milhões, devido ao envelhecimento da população

Estima-se que quase 10 milhões de brasileiros sofram com a osteoartrite atualmente, número que representa 5,2% da população. Em oito anos, a doença deve atingir 30 milhões de brasileiros, crescimento em grande parte justificado pelo envelhecimento natural da população. Os dados foram levantados no estudo inédito "Cenário Atual e Tendências da Osteoartrite no Brasil", apoiado pelas sociedades brasileiras de Reumatologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Joelho e Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
Com uma expectativa média de vida que chega hoje aos 73,5 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que em 2020 a população da terceira idade no Brasil atinja 30 milhões. Assim, o país passará a ocupar a 6ª posição mundial em número de idosos, faixa etária com alta prevalência de enfermidades crônicas que podem resultar em limitações da capacidade funcional e perda de qualidade de vida.
Dentre as doenças degenerativas e incapacitantes de maior prevalência na terceira idade, destaca-se a osteoartrite (ou artrose), que se caracteriza pela deterioração da cartilagem das articulações acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas, causando dor, deformidades, rigidez e limitação de movimentos.
As mulheres são atingidas, em média, 5% mais do que os homens. Neles, o problema se manifesta mais cedo, antes dos 60 anos, particularmente quando acomete o joelho. Porém, quando a mulher entra no período da menopausa, os índices de prevalência da oesteoartrite se aceleram, alcançando níveis próximos ao dos homens e, às vezes, superando-os.
Conforme a pesquisa, as articulações mais afetadas por esse tipo de reumatismo são aquelas que suportam maior carga, como joelho e quadril. Coluna e mãos também são frequentemente afetadas. Em boa parte dos casos, não se conhecem as causas da osteoartrite, mas sabe-se que obesidade, esforços físicos repetitivos e prática de esportes de alto impacto são fatores de risco.
Os médicos classificam a doença como de fácil diagnóstico, por meio de exame clínico e exames de imagem. Porém, apenas 42% dos pacientes com osteoartrite sabem que têm a doença, conforme a pesquisa. Em cinco anos, o diagnóstico deve chegar a 55% das vítimas, índice ainda muito aquém do desejado pelos especialistas.
Dos diagnosticados, 69% estão em tratamento. A falta de conhecimento a respeito da doença muitas vezes dificulta que o paciente procure os serviços de saúde, atribuindo a dor e a limitação a consequências naturais do envelhecimento. A osteoartrite é uma doença crônica, que não tem cura, mas o tratamento visa aliviar os sintomas e permitir que os portadores tenham uma vida normal, sem dor ou limitações de movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário