quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A TERNURA QUE ALIMENTARÁ NOSSOS SONHOS



Pertencente à família dos quelônios, a tartaruga é um dos animais mais conhecidos e populares do planeta. O grupo compõe-se de mais de 300 espécies e habita lugares diversificados - oceanos, rios, lagoas e florestas tropicais. Símbolo da tranquilidade e da lentidão, ela pode viver mais de 80 anos. O naturalista Charles Darwin comprovou a existência de uma tartaruga com 176 anos nas ilhas Galápagos. Nas memórias familiares, a tartaruga celebra a façanha, em tempos antigos, quando superou, numa corrida, a veloz lebre.
A tartaruga marinha põe entre 80 e 120 ovos na areia da praia. O calor encarrega-se de chocar os ovos e, ao nascer, as pequenas tartarugas correm para o mar, onde iniciam uma longa viagem, pelas águas desconhecidas. Um dia, já adulta, depois de ultrapassar os perigos do mar, retorna para a praia de onde saiu para por seus ovos no mesmo local. Só ali sente-se completamente segura.
A misteriosa viagem da tartaruga ilumina a vida humana. Um dia os filhos deixam a tranquilidade da casa paterna em busca do seu destino. Ondas gigantes, águas traiçoeiras, animais predadores fazem parte desta viagem. Mas a saudade da casa paterna permanecerá para sempre. Cedo ou tarde lembrarão a casa paterna como o único lugar onde possam se sentir seguros. Alguns voltarão para ela, outros mesmo não retornando, carregarão a certeza que ali é a pátria da tranquilidade e que estará sempre disponível para acolhê-los.
A nossa família pode não ser aquela que sonhamos. Nossos pais podem não ser os melhores. Não importa. Carregamos pela vida a certeza que ali é o melhor lugar do mundo e esta certeza alimentará nossa caminhada e nossa confiança. Carregaremos em nossa alma as montanhas, vales ou planícies onde nascemos
A família já passou por tempos melhores. Hoje, tempestades de todo o tipo açoitam a instituição. Mesmo assim há uma certeza; ela não tem alternativa. É a escola da fé, da sabedoria e da ternura que alimentará nossos sonhos. O Evangelho fala do filho pródigo que um dia decidiu ser feliz do seu jeito e buscou - sem encontrar - a felicidade em lugares distantes. Mas a saudade da casa do pai foi invencível e ele voltou sobre seus passos e encontrou a porta aberta.
A tartaruga é lenta, mas conhece seu destino. Menos que a velocidade, importa saber o caminho certo. Ultrapassadas as ilusões da vida, é inteligente dar-se
conta onde se situam os valores e onde é nossa casa. Tudo pode mudar, menos nossa casa e, na porta da casa, o abraço incondicional do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário