terça-feira, 7 de agosto de 2012

FIQUE ATENTO O NOSSO FUTURO PASSA PELA ÁGUA

Cobrindo cerca de 71% da superfície da Terra, a água foi símbolo de coisa abundante e barata. Um certo pudor, ainda hoje, nos perturba quando falamos em venda de água. Dizemos que os organismos públicos que nos fornecem água cobram apenas o seu transporte.
Todas as grandes cidades e civilizações do passado surgiram à beira dos grandes rios. Os estrategistas militares bem cedo se deram conta da importância da água. Para vencer o inimigo bastava deixá-lo sem água. Carcassone, a maior fortaleza da Idade Média, foi vencida e arrasada por Luiz IX. A estratégia usada: cortar os dutos que abasteciam a fortaleza militar. Somos prisioneiros dos poços, afirmava Saint Exupéry; não podemos afastar-nos muito deles.
Hoje a água é a grande preocupação dos sete bilhões de habitantes do planeta. A alegação de que a água está diminuindo é falsa. Temos exatamente a água da criação do mundo. Ninguém fabrica água. Pela evaporação e precipitação, ela continua seu ciclo fertilizando a Terra. Elementos novos: desperdício e poluição.
A crise da água atinge cidades e campos. Mesmo assim, nos damos ao luxo de desperdiçar metade da água tratada. Esta a estatística, por exemplo, da cidade do México. Além disso, nos damos ao luxo de utilizá-la mal. Desperdiçamos aquilo que, na teoria, chamamos de precioso líquido.
Na batalha pela água, é necessário mobilizar duas frentes. Os poderes públicos precisam criar e fazer observar leis que protejam a água e o bem comum, em especial em relação aos resíduos tóxicos e às nascentes. Outra parte da obrigação é nossa, é de cada cidadão, de cada habitante da Terra. O muito se faz com o pouco de cada um. Pequenos - ou grandes - poluidores precisamos cuidar da água. Isto significa garantir a vida e garantir o próprio futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário