O Programa de Investimentos em Logística contempla
nove trechos de rodovias e 12 de ferrovias. A previsão é de que sejam investidos
R$ 42 bilhões em 7,5 mil quilômetros de rodovias. Serão concedidos trechos nas
rodovias BR-101, BR-262, BR-153, BR-050, BR-163, BR-267, BR-060, BR-116 e
BR-040, nos Estados de MG, BA, ES, GO, TO, MT, MS e Distrito Federal. Nenhum dos
trechos anunciados fica no Sul do país.
Já as ferrovias, com previsão de
investimentos de R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros da malha – terão 12 frentes
de parcerias com a iniciativa privada. Uma delas beneficiará a Região Sul, com
uma ferrovia que se estenderá do Porto de Rio Grande até São Paulo, passando por
Porto Alegre e Mafra (SC), de onde será feita ramificação até Maracaju (MS).
Havia a esperança de que a Ferrovia Norte-Sul chegasse ao território gaúcho, mas
o Ministério dos Transportes desistiu desse projeto.
Também estão projetados
os ramos norte e sul da Ferroanel, em São Paulo, com acesso ao Porto de Santos,
passando por Raiz da Serra e Cubatão. Outro trecho abrangerá o Mato Grosso, com
ramificação ligando aos portos de Vitória e do Rio.
Recife, onde chegará a
Ferrovia Transnordestina, será o destino de outra estrada de ferro, que se
estenderá até Belo Horizonte via Salvador, passando por Aracaju e Maceió. Haverá
ainda um grande trecho que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em
Belém, fundamental para o transporte de grãos, minérios e para a produção
siderúrgica. Todos os projetos e execuções do novo programa ficarão a cargo da
estatal recém-criada Empresa de Planejamento e Logística
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