terça-feira, 21 de agosto de 2012

MORRER DE VELHICE


Uma senhora que conheço e é admirada por todos, tem 94 anos, a saúde dela impressiona. Esses dias, dei-lhe um beijo e lhe perguntei como ia. Puxou-me para perto e me disse ao ouvido:
-Não vou, e não é porque não quero, mas porque Deus não está querendo me levar!
Brinquei com ela, dizendo que, como somos egoístas, estamos pedindo a Deus que a conserve um pouco mais entre nós e Deus está atendendo nosso pedido. Ela riu aquele riso lento e cadenciado dos velhos e retrucou:
-Pois tratem de pedir outra coisa. Eu estou deslocada. Não tenho mais assunto para os de hoje e os assuntos de hoje não mexem mais comigo. Sou de outra época e meu lugar é o céu, onde já estão todos os que pensam como eu penso! Sou uma velha camelo-fêmea cansada que já atravessou o deserto, já bebeu toda a água que armazenou e, agora, quer mais é passar pela porta definitiva.
Não tem nenhuma dúvida. Isso aqui ela já conhece. Teve 94 anos para isso. Agora está curiosa para saber como é a eternidade. E deu a mais bonita definição de morte que já ouvi:
– Morrer de velhice é atravessar a porta do futuro e matar a curiosidade de quem já viu o que tinha que ver. Finalmente vou ver alguma coisa nova! O mundo é mais velho do que a eternidade, porque a eternidade não envelhece. Envelheci, mas não fiquei velha. Fiquei foi curiosa!

Um comentário:

  1. acho que é frase de Aristóteles: A vida é um grande espetáculo, onde a gente entra em cena, quando ele já começou e sai de cena, quando ele ainda não terminou...

    ResponderExcluir