terça-feira, 7 de agosto de 2012

SUCESSÃO RURAL ENTRA NA AGENDO OFICIAL DO ESTADO



Sucessão a Agricultura Familiar é tema de seminário que será realizado durante a Expointer, que ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, e que tem como objetivo a construção de uma agenda política sobre o tema no RS. O evento está previsto para o dia 30 de agosto, no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e vai reunir lideranças e jovens de todo o Estado.
Atualmente, das 442 mil propriedades rurais no Estado, 118.336 (31,3%) não têm sucessor definido. Preocupado com a reprodução social da agricultura familiar, o presidente da Emater/RS, Lino De David, cita a falta de estímulo e a dificuldade de diálogo entre gerações como fatores que desestimulam a permanência dos jovens no campo.
Além disso, o modelo de produção baseado na monocultura, aliado à urbanização e à busca pela independência financeira, atrai os jovens para os centros urbanos. “As mulheres jovens são as primeiras que decidem sair do meio rural”, observa De David, ao destacar o trabalho penoso e, na hierarquia familiar, são as que têm menor poder de decisão, sentindo-se preteridas na sucessão.
Para o presidente da Emater, é preciso reconfigurar as relações de poder dentro da família. Ele também defende a valorização do meio rural como espaço de vida, e não somente de trabalho e negócios. “A diversificação das atividades e a autonomia de decisão por parte dos jovens devem ser fortalecidas ainda na adolescência”, destaca.
Ipê - Para a coordenadora estadual da Fetraf-Sul, Cleonice Back, “é preciso investir na educação no campo, fundamental para manter os jovens na propriedade”. Ela também anunciou a realização do acampamento da juventude rural em Ipê, nos dias 10 e 11 de agosto. “Além do acesso à terra e ao crédito, os jovens querem lazer, cultura e internet”, disse Cleonice.
Além do seminário da Sucessão na Agricultura Familiar na Expointer, está previsto para hoje, dia 1º de agosto, em Herveiras, um Fórum Regional de Juventude Rural, na sede da comunidade Evangélica, e de 21 a 23 de agosto, em Porto Alegre, acontece o Seminário Estadual de Juventude Rural e Políticas Públicas do RS, no Convento dos Capuchinhos.
Para o dia 23 de agosto, as lideranças dos movimentos juvenis devem agendar um encontro com o governador Tarso Genro, que receberá a Carta da Juventude Rural, com indicações de demandas. O documento estará embasado nas propostas temáticas prioritárias, eleitas durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário