segunda-feira, 4 de novembro de 2013

HÁ LIBERDADE DEMAIS,FALTA DE AMOR, FALTA DE DEUS E FALTA DE DIÁLOGO

Atualmente em nosso país vivemos uma realidade educacional que vem preocupando muitos profissionais e dentro deste contexto entende-se que é necessário haver mudanças extraordinárias para que o processo de ensino e aprendizagem não piore ainda mais.
E a pergunta que todos devem estar se fazendo: mas o que há de tão errado? Ouve- se falar tanto no aprimoramento de escolas e profissionais cada vez mais qualificados, qual é o problema então?
Eis que surge daí a apresentação e levantamento da situação atual: na escola, os professores além de exercer sua profissão estão (mais do que nunca), exercendo o papel de “pais”. Realidades vividas e noticiadas pelos meios de comunicação apresentam preocupantes e sintomáticas histórias e acontecimentos oriundos do tamanho desrespeito dos alunos com seus professores e demais profissionais que trabalham neste mesmo ambiente.
Aos professores está sendo somada, obrigatoriamente, a árdua e difícil missão também de “educar” seus alunos, mesmo sabendo do seu principal objetivo que é “ensinar/transmitir conhecimentos” a eles.
A sociedade fala, o povo comenta e alguns pais muito criticam dizendo que o erro está nos professores; que a culpa é dos professores; são os professores quem estão deixando a desejar... Mas será que esses “críticos de plantão” acompanham as atitudes de seu filho? Aliás, quantas horas por dia o filho tem contato e/ou convívio com seus pais? Eis as questões... Ao mesmo tempo em que procura-se o culpado, esquecem-se de suas obrigações.
Diante destes vários fatores/problemas é possível verificar em algumas realidades a liberdade em demasia, a falta de amor, a falta de Deus e a falta de diálogo. E tentando compreender todos os desafios que são proporcionados ao profissional de educação, buscam-se respostas para as mais diversas situações.
Da mesma forma que a evolução das tecnologias está se tornando cada vez mais avançada, as crianças também estão inseridas em adaptações. O fato é que se faz necessária uma mudança de comportamentos, onde se insere a verdadeira capacidade dos pais em controlar as atitudes de seus filhos, para que em meio ao processo de aprendizagem, os profissionais consigam com maior ênfase realizar o que lhes é conferido desenvolver na escola: ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário