sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PARA CHEGAR BEM AOS 80 ANOS DE IDADE É PRECISO ADOTAR CUIDADOS AOS 20.

O envelhecimento começa assim que o ser humano pára de crescer, isto é, no final da adolescência, quando os processos normais de reparação do organismo assumem um ritmo mais lento. O corpo vai mudando devagarinho, na maioria das vezes sem que a pessoa se dê conta. De repente, já não se consegue fazer algo que pouco tempo atrás era tão fácil.
Mas o homem descobriu que a velhice, fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência e altera sua relação com o tempo, não é sinônimo de doença, tristeza e inatividade. Mais do que isso: pode ser uma fase de saúde, disposição e alegria. O primeiro e mais importante passo é compreender e aceitar o processo. Sabendo como será, é possível mudar hábitos de forma planejada, fazer projetos para o futuro, tomar os devidos cuidados para prevenir doenças e ter muito boa qualidade de vida durante a chamada terceira idade.
Para estar bem aos 80, no entanto, é precisar adotar hábitos, ou cuidados, a partir de agora - esteja com 40 anos, 30 ou até menos. Isso inclui uma boa alimentação, abandono do fumo e do álcool e redução do estresse, atitudes que melhoram o dia de hoje e garantem a saúde na velhice, principalmente se adotadas antes de ela ocorrer.

Dicas - Para quem tem dúvidas sobre por onde começar, as recomendações são muito simples. O café da manhã, por exemplo, deve ser tomado como se fosse a refeição mais importante do dia. Frutas, sucos, queijo, pães e café com moderação compõem uma dieta adequada (leia ao lado). Beber pelo menos um litro de água durante o dia também é relevante.
Leitura de um jornal para se manter atualizado, atividade física (ao menor sinal de desconforto, parar) e evitar o sol entre 10 e 16 horas fazem parte do elenco de dicas. Um banho, seguido de rigorosa higiene e vestir-se sempre com capricho também estão nesta relação.
Ocupar o tempo com trabalho e/ou estudo, ser produtivo, fazer visitas, telefonar e/ou escrever para parentes e amigos e acrescentar um passatempo à rotina são igualmente importantes. O almoço deve ser leve, rico em fibras (legumes, frutas e verduras), com preferências para carnes magras. No meio da tarde, cai bem um lanche (fruta, gelatina...). O jantar deve ser leve e nutritivo e o dia, encerrado com a leitura de um bom livro, com um filme de qualidade ou mesmo um bom programa de televisão.
Para complementar, não ficar sentado por longos períodos. Quando for necessário permanecer nesta posição, procurar descansar as pernas em um banquinho. Se não estiver com sono, evite deitar-se muito cedo. Se tiver dificuldade para dormir, gastar o máximo de energia durante o dia em longas caminhadas. Esses procedimentos não livram ninguém plenamente das conseqüências negativas do envelhecimento, mas ajudam a retardá-las ou evitá-las.
Regras de ouro da dieta equilibrada
O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. Quase tudo que somos fisicamente é resultado do que comemos. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, água e fibras. Assim, ao pensar em dieta, pense em que só a variedade pode garantir esse equilíbrio. O abuso de qualquer tipo de alimento em detrimento dos outros pode trazer prejuízos. 
Veja as regras de ouro: evite, o máximo que puder, frituras, comidas e bebidas industrializadas, gorduras de origem animal e excesso de sal ou açúcar. Frutas, verduras e legumes variados e água são bem-vindos em grande quantidade. Prefira os cortes magros da carne de boi e a carne de peixes e aves. Não passe fome: faça seis refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar mais reforçados, e três pequenos lanches entre eles.
Não se deixe seduzir por modismos, pela dieta que o médico prescreveu para a sua vizinha ou por essa ou aquela pesquisa, reportagem ou artigo: não há milagres para se reduzir ou manter o peso. Apenas a mudança de hábitos, produzida com muito esforço, disciplina e persistência é capaz de proporcionar equilíbrio nutricional e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário