sábado, 23 de novembro de 2013

APRENDENDO A RECEBER.

Um dos mais importantes aprendizados da vida é saber equilibrar o dar e o receber. A maioria de nós foi condicionada pelo conceito cristão de que a verdadeira virtude consiste em dar, em ajudar o outro, em ser solidário.

É claro que esta é uma qualidade valiosa, mas tão importante quanto ela é saber receber. Por incrível que pareça, muitas pessoas não conseguem fazer isto, principalmente, porque possuem uma autoestima baixa e não se consideram merecedoras de amor e atenção.

Então, aceitam doar-se incondicionalmente sem que recebam de volta, na mesma proporção, o respeito e a admiração que devotam ao outro.
Isto acontece principalmente nas relações afetivas, muitas pessoas acabam se devotando ao outro sem limite e este não corresponde na mesma medida ao seu amor.

Tão importante quanto ser capaz de amar é querer e se permitir ser amado, ter a consciência do valor intrínseco que se possui como ser humano, e desejar tudo de bom que a vida tem a oferecer.

Libertar-se da autorrejeição, dedicar a si mesmo amor e compaixão é o passo inicial para que se desenvolva o dom de ser receptivo ao amor. Isto exige despojar-se do medo e abrir-se plenamente para compartilhar o próprio ser.

O que é dar?"...
...A menos que você se dê, você não dá absolutamente nada.

Você pode dar dinheiro, mas você não é o dinheiro. A menos que você se dê, quer dizer, a menos que você dê amor, você não sabe o que é dar.

"...E o que é receber?" ...a mesma verdade quanto ao receber: a menos que você seja capaz de receber amor, você não sabe o que é receber. Você quer ser amado, mas você não pensou sobre isso: você é capaz de receber amor? Há tantas barreiras que não lhe permitem recebê-lo!

A primeira é esta: você não se respeita; daí, quando o amor chega a você, você não se sente bastante adequado para recebê-lo. Mas você fica em tal atribulação, que não pode nem mesmo ver um fato simples: por você nunca ter aceito a si mesmo como é, você jamais foi amado... - como você pode conseguir receber o amor de alguém?

Você sabe que você não é digno dele, mas você não quer aceitar e reconhecer essa ideia tão estúpida, que o alimentou, de que você não é digno de amor. Assim, o que fazer? Você simplesmente recusa o amor. E, para recusar o amor, você tem de encontrar desculpas.

A primeira e a mais importante desculpa é que "isso não é amor - eis porque não o aceito". Você não acredita que alguém o ame. Quando você mesmo não se ama, quando você não se viu - sua beleza, sua graça, sua grandiosidade -, como você pode acreditar nisso quando alguém lhe diz: "Você é belo. Vejo em seus olhos uma insondável profundidade de tremenda graça. Vejo um ritmo em seu coração, em sintonia com o universo".

Você não pode acreditar em tudo isso - é demais. Você está acostumado a ser condenado, você está acostumado a ser punido, você está acostumado a ser rejeitado, você está acostumado a não ser aceito como você é - essas coisas você recebe muito facilmente.

O amor terá um tremendo impacto em você, porque você terá de passar através de uma grande transformação antes de recebê-lo. Primeiro, você tem de aceitar-se sem nenhuma culpa. Você não é um pecador como os cristãos e outras religiões continuam ensinando-lhe.

...Para evitar a rejeição, é melhor rejeitar o amor. Eis porque as pessoas não aceitam o amor.

Elas desejam, elas anseiam por ele. Mas, quando chega o momento e alguém está pronto para derramar seu amor em você, você se retrai. Seu retraimento tem uma psicologia profunda. Você tem medo: isto é lindo, mas quanto vai durar? Mas cedo ou mais tarde, minha realidade será revelada. É melhor estar alerta desde o começo.

...Amor quer dizer intimidade, amor quer dizer duas pessoas chegando cada vez mais perto, o amor quer dizer dois corpos, mas uma única alma. Você tem medo: sua alma!? Uma alma de pecador, sobrecarregada com más ações de milhões de vidas...? Não! É melhor se esconder, é melhor ficar numa posição em que a pessoa que o ama o rejeite. É o medo da rejeição que não lhe permite receber amor.

Você não pode dar amor, porque ninguém jamais lhe disse que você nasceu um ser amoroso. Eles lhe disseram: "Você nasceu em pecado!". Você não pode amar nem pode receber amor tampouco. Isso diminuiu todas as possibilidades do seu crescimento. OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário