quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ABRIR JANELAS É VIVER!

Seguidamente me faço essa pergunta: as janelas existem para serem fechadas ou abertas? Observa-se que nas casas há muito mais janelas fechadas do que abertas. Casas com janelas fechadas ficam poluídas. Cheiram mal. São ambiente favorável para criação de aranhas e outros insetos. Nota-se que pessoas fechadas em si mesmas gostam de janelas fechadas. Pessoas tristes e deprimidas apreciam ambientes fechados. É certo que para a proteção de chuvas e ventos fortes é necessário fechar janelas. Mas o normal é que as janelas fiquem abertas. É preciso exercitar-se para abrir muitas janelas.
ABRIR JANELAS É SER AMIGO DA LUZ. Muito mais do que abrir janelas das casas para que entre a luz do sol, é necessário abrir as janelas da mente para que a casa da vida seja invadida pela luz da verdade e da criatividade, pelo calor da paz e do amor, pela energia da fé e da esperança. Um bom livro é um sol que enriquece as idéias. A Palavra de Deus é um facho de luz a iluminar todos os passos e decisões da vida.
Que bonito conviver com pessoas de janelas abertas, que aproveitam todas as oportunidades para se enriquecerem mentalmente e espiritualmente. Pessoas de leitura e de capacidade de reflexão, pessoas que dedicam tempo para palestras, cursos e viagens são pessoas que vão se enriquecendo. Buscam continuamente luz para sua vida e vão se tornando pessoas iluminadas.
ABRIR JANELAS É PERMITIR QUE ENTREM ARES NOVOS. Há casas fechadas que cheiram mal. São poluídas. São ambientes para criação de insetos. Também há pessoas poluídas. É necessário abrir janelas para que entrem os ares novos do entusiasmo para limpar o desânimo. Entrem ares novos de alegria para varrer a tristeza e a amargura. Entrem ares puros de fé e esperança, que eliminem a indiferença e a desesperança. É preciso debruçar-se sobre a janela da vida e ficar respirando o oxigênio da vida e da paz.
ABRIR JANELAS É DEIXAR O MUNDO ENTRAR. É acolher. É viver num estado de mudança e renovação. Janelas são comunicação. São o através da vida, onde os olhos tomam a liberdade de contemplar o longe. De vislumbrar os horizontes. De observar o infinito do universo e o colorido das paisagens. Tudo neste universo deve ser janela. Tudo deve me levar ao longe. Cada realidade é uma janela que me conduz à vida e ao Deus da vida. Pela janela da vida entram em mim todas as imagens. Mas é preciso abrir e abrir-se. Tomar a iniciativa da abertura.
O UNIVERSO É UMA GRANDE JANELA PARA DEUS. Exupéry, autor do “Pequeno Príncipe”, chama atenção a todos os seres humanos para que façam de todas as realidades janelas para o além. Cada criatura é uma janela aberta para o Criador. A beleza da flor é uma janela para ver a beleza de Deus. O canto do sabiá é uma janela para escutar a música de Deus. O rosto do ser humano é uma janela para ver o rosto de Deus. Por isso, viver é abrir janelas e quanto mais janelas vou abrindo, mais vou tornando a própria morte uma grande e definitiva janela para ver Deus face a face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário