sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DEUS JÁ ESTÁ EM TUDO E EM TODOS.

“Vem, Senhor Jesus...”. “O Senhor virá...”. “O fim está próximo, preparai-vos...”. Nunca entendi isso! Vem de onde? Onde está escondido? Será que Deus é alguém que a gente tem que chamar para que venha? Parece tudo tão engraçado! Tudo bem. São maneiras de falar, de expressar desejos. Também não consegui entender tanto esforço e caras feias que são feitos para rezar. Líderes religiosos e manipuladores do povo e de grupos, que criam situações de emoções fortes, de lavagem cerebral, de rostos que se desfiguram, de corpos que caem no chão, de contorções demoníacas, de possessos por espíritos... Um Deus que precisa dessas manifestações é um Deus cruel e explorador das fraquezas humanas! Entendo, pela minha experiência, que Deus é serenidade. Onde está a serenidade, ali está Deus.
NÃO HÁ UM DEUS DE FORA PARA DENTRO. Procuramos demais um Deus nas alturas. Um Deus no alto dos céus. Um Deus longe. Por isso as igrejas estão cheias e se enchendo sempre mais de desesperados, que gritam por Deus com aleluias e améns intermináveis. Tudo não passa de momentos de purificação e desabafo, onde as pessoas botam para fora as situações de pressão social, de desespero perante a doença, as crises e a solidão humana. As celebrações de descarrego nem precisam ser feitas em igrejas. Para os jovens, as baladas são momentos de descarrego que ajudam. Não solucionam. Como não solucionam todas as bênçãos, descarrego e milagres encomendados que acontecem em muitas igrejas. Se solucionassem, o Brasil não seria esse hospital que é. Todos seriam curados pelos milagreiros exploradores da miséria humana.
HÁ UM DEUS DE DENTRO PARA FORA. “O Reino de Deus está dentro de vós”. Esse alerta do mestre Jesus nos faz pensar, nos faz sentar, nos faz ajoelhar na solidão de nossa vida e sentir que é de dentro de nós que desabrocha toda a realidade espiritual. O mesmo mestre falou: “Entra no teu quarto e reza”. É o quarto de nossa intimidade, de nossa vida, de nossos desejos. As fontes nascem do interior da terra. Assim a vida nasce de dentro de nós. Deus é a água viva que sacia todos os desejos humanos.
ELE JÁ ESTÁ. Deus já está. É só deixar nascer, desabrochar, jorrar, florescer. Ele nasce de dentro da flor e do pássaro. De dentro da terra e do sol. De dentro do mar e do ar. Ele já está em tudo e em todos. É só permitir que Ele mostre seu rosto. Em cada ser há um rosto de Deus.
NATAL É DESABROCHAR DEUS. É deixar nascer. É deixar que deite na gruta de nosso coração. Que chore e sorria. Que escute e fale. É no silêncio da gruta de Belém que Ele se manifesta e não nas ruas barulhentas de Jerusalém. É no silêncio e serenidade das igrejas, das grutas, dos encontros, das solidões pessoais que Ele nasce, desabrocha e floresce. É sempre no silêncio e na serenidade. Deus é serenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário