terça-feira, 26 de novembro de 2013

FAZER O QUE SE PODE E FAZER BEM É CUMPRIR A PRÓPRIA MISSÃO

Estar aqui e não estar. Estar fazendo a refeição e pensar no trabalho que se tem que fazer. Fingir estar escutando uma pessoa, e no silêncio da mente, estar construindo uma resposta de defesa. São muitas as manifestações de não ser realista. Feliz e contente com a vida é a pessoa que está onde está, que coloca todo o ser naquilo que está fazendo.
SER QUEM SE É, sem dupla personalidade e sem duas caras. Sem fingimentos e sem máscaras. Ser o mesmo no trabalho e no lazer, na família e na comunidade, na convivência com pessoas do dia-a-dia e/ou com pessoas estranhas. É o documento de identidade e autenticidade que se revela nas palavras e compromissos, nos encontros pessoais e nos momentos de surpresa.
FAZER O QUE SE PODE, sem viajar com a imaginação no que deveria ou poderia ser feito. Fazer o que está ao alcance das mãos e das possibilidades. Há pessoas que vivem de sonhos. Vivem no que gostariam de fazer e perdem o único momento que podem ter, que é o agora. Fazer o que se pode, e fazer bem, foi o lema de um homem que revolucionou os relacionamentos humanos criando, no dia-a-dia, a fraternidade humana e a fraternidade universal. Esse homem, Francisco de Assis, dizia: “Faça poucas coisas, mas as faça bem”. Fazer o que se pode e fazer bem é cumprir a missão pessoal.
USAR O QUE SE TEM, limitando o desejo do muito possuir. “Satisfazer minhas necessidades é o bastante”, escrevia o grande mestre da humanidade, Gandhi. E dizia mais: “As necessidades são poucas, os desejos e as ambições são infinitos”. Por isso, uma fonte de paz e de sentir-se bem é lutar pelo necessário e usar bem o que se tem. Que os sonhos do consumismo fiquem com as pessoas vazias de si mesmas e insatisfeitas com a vida. A vida deve estar acima de todas as coisas. Tudo deve cooperar para o cultivo e o cuidado da vida. O que não leva a mais vida pode e deve ser dispensado. Não merece tempo e nem perda de energia.
VIVER ONDE SE ESTÁ. É dizer “presente” a si mesmo. É dizer “presente” ao trabalho que se está fazendo, à comida que se está degustando. É estar presente na criança que se está acariciando, na pessoa com quem se está conversando, na oração que se está balbuciando. Viver onde se está é gostar da casa que se tem, da cama que acolhe nosso cansaço, da cidade e da vizinhança que nos aconchegam, da terra-mãe que nos sustenta, da água que bebemos e da chuva que encanta nosso olhar. Viver onde se está é sentir-se enamorado da pessoa que se escolheu, é escolher projetos que podem ser realizados, é cultivar sonhos que as mãos podem realizar. Viver onde se está é ter um passado, sem estar preso a ele. É estar no momento presente, projetando-se para um amanhã. Acima de tudo, é viver o passado e o futuro no agora. É ser semelhante a Deus que tudo reúne no momento presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário