quinta-feira, 21 de novembro de 2013

É UM SOL NA NOITE

É noite muito escura. Um menino anda pela rua com o pai. Surpreendendo o pai pergunta: onde está o sol? Ele também vai dormir? Onde ele se esconde? Ele também vai para a cama? O pai tenta explicar aquilo que é muito normal e comum, mas que também pode tornar-se uma pergunta surpresa para quem vive envolvido em si mesmo e no materialismo do dia-a-dia, e que esquece, ou acha que não tem tempo, para fazer e responder às perguntas da vida.
O SOL CONTINUA EXISTINDO. Aqui em nosso lado da terra é escuro. Noutro lado está a luz. Em certas noites o sol nos visita através da lua. O sol bate na lua e vai nos dizendo: eu continuo existindo. No meio da escuridão, na lua se faz presente o rosto do sol. Há os que preferem a escuridão. Gostariam de negar o sol. Gostariam de afirmar: o sol não existe. Mesmo assim, na escuridão da noite, o sol continua existindo. Teimosamente, de manhã, está lá no horizonte para nos dizer um “bom dia!” Mesmo que as nuvens venham esconder seu rosto, ele continua existindo e fazendo sua caminhada e sua missão.
DEUS CONTINUA EXISTINDO. Deus é como o sol. Muitas crianças grandes perguntam: onde está Deus? Deus desapareceu de minha vida! Onde está Deus? O mal tomou conta da terra! Há milhões de pessoas que afirmam: Deus está morto! Deus não existe! Essas pessoas estão andando na noite da vida. Estão na noite da descrença. E porque em seu coração e em seu orgulho o Grande Sol desapareceu, não significa que deixou de existir. Ele está no outro lado da vida. No outro lado dos fatos. Deus continua o mesmo como o sol continua o mesmo na noite da terra. Inutilmente as criaturas tentam negar o Criador. Inutilmente o filho tenta negar o Pai. Mesmo que o filho desapareça na escuridão da maldade, do orgulho e da auto-suficiência, o Sol-Deus continua brilhando para as pessoas que buscam sua luz, energia e calor.
UM DEUS NA NOITE DA VIDA. Não há como viver sem o sol. Mesmo que ele não esteja presente, sua presença é necessária. A vida da noite está ligada à vida do dia. Assim, muitas pessoas, no desespero das dificuldades, sofrem a tentação de dizer que Deus as abandonou. Ou mesmo numa situação de sociedade desordenada e violenta, surge a tentação de dizer que “o dono abandonou o mundo”. Na verdade, Ele continua como um sol que, no outro lado da vida, continua presente e sendo a luz, o calor e a energia. E mesmo sabendo que mais de sete milhões de brasileiros, que milhões de outros seres humanos nesta terra, sejam descrentes e mesmo neguem o Sol da humanidade, Ele continua existindo e vencendo todas as noites da vida. Teimosamente, Ele nasce em cada rosto de criança, em cada manifestação de vida de nosso universo. E chegará um tempo em que a noite será como o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário