quinta-feira, 14 de novembro de 2013

VOCÊ ORA AO MENINO JESUS?

Tenho visto e ouvido sacerdotes e até bispos, sem dar nenhuma explicação, orar ao menino Jesus. Repenso a teologia que aprendi e lembro-me que Jesus deixou de ser criança, morreu adulto, ressuscitou adulto e foi adulto para o Pai.
O menino Jesus não existe mais. Aquele róseo menino cheio de luz cresceu, provavelmente teve barba e disse coisas que só adultos dizem.
Então, porque se ora ao menino Jesus? Quando alguém me pergunta isso eu digo: Eu não oro desse jeito. Perguntem a quem o faz, o que ele pretende com isso.
Melhor seria orar relembrando a infância de Jesus. Pode-se falar com Jesus relembrando fases de sua vida. Não é antipedagógico nem vai contra a teologia, enquanto oramos com Jesus, recordar sua juventude, suas dores, sua vida, sua morte e sua ressurreição.
Não seria errado, portanto orar a Jesus adulto, agora glorificado no Pai, em memória do menino que ele foi. Mas os que oram diretamente ao menino Jesus, como se Jesus ainda fosse menino, andam esquecidos da ressurreição. Quem foi para o Pai tinha passado dos trinta anos. Jesus está glorificado, mas deixou de ser criança já na terra. Oramos a um Filho de Deus adulto.
Correto seria, ao invés de caro Jesus menino, dizer, caro Jesus que foste menino. Está bem mais perto da verdade e da pedagogia da fé. Por via das dúvidas, registre-se a ocorrência. Jesus Cristo está vivo e é adulto!...
Se alguém insiste em falar com o menino Jesus explique isso ao povo. Existe gente pensando que há um Jesus criança lá no céu, ouvindo as criancinhas da terra. Ninguém lhes explicou a diferença. Pelo que ouço, continuam sem explicar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário