quinta-feira, 14 de novembro de 2013

INTERROGAÇÕES QUE VALEM A PENA.

Nada de estranho. A humanidade sempre se interrogou. Sempre buscou respostas para as questões da vida e muitas pessoas e civilizações morreram sem a satisfação de uma resposta. Na verdade, esse é o segredo que torna a vida interessante e criativa. Muito chato seria se tivéssemos as respostas prontas. Há comportamentos humanos, manias humanas que criam interrogações, não por serem misteriosas, mas por serem fruto de mentalidades absurdas. Como tentar responder a situações humanas que inquietam:
POR QUE CRIANÇAS SÃO ABANDONADAS? Os animais não abandonam os filhotes. Ficam perto deles até o momento da auto-suficiência. Até poderem viver por própria conta. Com os humanos não acontece assim. O filhote-criança é abandonado pelos adultos, especialmente pela mãe. É desligado do umbigo da dependência muito antes de qualquer possibilidade de sobrevivência. É lançado na solidão das escolas infantis e das creches, onde tem coisas e pode não ter pessoas. Onde tem que se acostumar com mães emprestadas, que não são o útero natural, quente e aconchegante. É o princípio da rejeição. Sociedade que abandona as crianças decreta sua própria morte. Vai se tornando suicida. Uma sociedade sem ninhos e sem crianças se autodestrói.
POR QUE AS PESSOAS SE CANSAM DE SEREM CRIANÇAS? Abandonam a criança que chora e ri dentro de si. A criança da simplicidade e do encanto de viver. A criança que brinca com a vida e que se contenta com o que é e tem no momento presente. A pessoa materialista, orgulhosa e gananciosa esqueceu de cuidar da criança que chora em seu interior.
POR QUE SE DESPERDIÇA SAÚDE PARA GANHAR DINHEIRO? Gasta-se a vida, o tempo e a saúde para ter dinheiro e mais dinheiro para depois gastá-lo com médicos, remédios e tratamentos. Tomar consciência dos limites do tempo, das forças e das possibilidades pode tornar a pessoas mais donas de si mesmas, donas do presente e do futuro.
POR QUE SE VIVE EM FUNÇÃO DO FUTURO? Na verdade eu sou o que sou no momento presente. O passado me trouxe até aqui. Mesmo assim não posso viver em função do que fiz. Minhas escolhas no momento presente podem fazer esquecer os feitos do passado. Também nada valem os sonhos que apenas são sonhos. Viver em função do amanhã, não usufruindo o hoje, é desperdiçar o valioso tempo que tenho em minhas mãos.
POR QUE SE VALORIZA DEMAIS O QUE SE TEM? É melhor, e muito mais saudável, valorizar quem se tem. Mãe e pai. Irmãos e irmãs. Vizinhos e amigos. Companheiros de trabalho e de lazer. Na verdade, o que tenho posso perder em poucos dias. O ter é muito passageiro. Uma doença pode jogar fora todo o meu ter. Ou um negócio mal feito ou um assalto. Rica e grande é a pessoa que pode contar com gente e não somente com coisas. As coisas não têm coração. Não amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário