quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O MEU CÉU, COMEÇA AQUI

Confesso que tenho pena dos materialistas! Tenho pena dos ricos que somente têm contas bancárias, bens materiais e capital! Tenho pena porque seus sonhos são tão pequenos que acabam todos no túmulo. Sempre mais a experiência de cada dia torna verdadeiras as palavras de Jesus: “Nenhum rico entrará no Reino dos céus”. Na vida o rico escolheu somente o mundo material e os sonhos passageiros. Nada eternizou. Fim. Não cultivou a realidade espiritual de sua vida. Não sonhou as estrelas e o universo. Não sonhou deuses e fraternidade universal. Esqueceu de olhar o infinito e olhou somente para si mesmo. Morrendo, ficou apenas consigo mesmo. Ficou com o inferno da solidão.
Meu céu começa aqui. Finados, doenças, morte, perdas, tudo faz pensar na razão do existir. No propósito do viver humano. Na direção dos passos. No horizonte que os olhos buscam. Nos anseios infinitos do coração. Há um desejo em cada coração humano, desde aqui e agora, de estar em tudo e em todos. Estar aqui e em cada uma dos bilhões de estrelas do infinito universo. De estar aqui e ao mesmo tempo estar nos mistérios das profundezas do mar. Estar aqui e agora e ao mesmo tempo estar nas asas dos pássaros para experimentar a liberdade. Estar em mim mesmo e ao mesmo tempo estar em cada coração humano, especialmente em corações gêmeos e enamorados. Estar em mim mesmo e estar no coração de quem está em todos os seres, como presença misteriosa, desconhecida, que faz cada realidade ser única e irrepetível.
Meu sonho de céu é do tamanho do universo. Não me contento com idéias de céu onde vou me encontrar com familiares e conhecidos, céu de santos de cabeça torta e de cara séria, céu de descanso eterno, céu de um lugar longe daqui, céu do mundo do lado de lá, céu semelhante às nossas igrejas, tristes e silenciosas, céu de apenas um pouquinho melhor do que aqui. Um Deus que tenha preparado este céu para seus filhos e filhas seria muito pobre. Um Deus que tenha preparado para seus filhos e filhas “uma mansão” como se precisássemos de cozinha, copa, banheiros e quarto para dormir. Esse céu é muito pequeno e cabe apenas nos corações e mentes com dimensões muito pequenas.
Meu céu é estar em tudo e em todos. Meu céu - e o de todas as pessoas que acreditam no infinito da vida -, terá a dimensão deste universo. Meu céu será penetrar no segredo de cada ser. Saberei dos segredos dos peixes e dos pássaros, dos insetos e de todos os animais. Saberei dos segredos de cada estrela do céu e de cada beleza na profundidade dos mares. Saberei dos segredos que os cientistas levam anos para tentar penetrar. Tudo será claro como a luz do sol. Saberei dos segredos de cada coração humano e estarei face a face com todos eles. Saberei sentir, tocar, amar, ver e contemplar o Criador de tudo isso, face a face, coração a coração. Por isso, desde agora, começarei a amar a beleza e a grandeza, a doçura e a ternura, a vida e o amor, a paz e a harmonia, a liberdade e a convivência, o beijo e o abraço, porque céu será tudo isso em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário