terça-feira, 8 de outubro de 2013

TUDO QUE QUERO SER

Tudo é lição. Tudo é escola. Todas as realidades que nos rodeiam nos ensinam. Assim fazia Jesus. Diante da videira dava uma lição de unidade. Diante de uma semente falava do dar a vida. Diante de uma rede de pescar falava da seleção das pessoas para pertencerem ao Reino dos Céus. Diante das moedas falava da justiça. Jesus fazia todas as coisas falar. E todas as coisas, pela sua palavra, se tornavam uma lição de vida. E diante de todas as realidades nasce em nós o desejo de ser como elas. Não tanto de ser como elas, mas de aprender seu jeito de viver. Sendo assim podemos dizer:
QUERO SER COMO A ÁGUA que nasce da fonte ou cai em forma de chuva e rega de vida a terra, e da terra faz surgir a vida. Assim quero ser a água para meus irmãos, regando suas vidas com a água da acolhida e do amor, com a água do serviço e da harmonia.
QUERO SER COMO O FOGO que aquece e ilumina, que produz energia. Ele é lindo, é vivo, é alegre. É sinal do fogo do amor. Assim que eu seja um fogo para meus irmãos aquecendo sua solidão, iluminando suas dúvidas e suas incertezas.
QUERO SER COMO O VENTO que purifica os ambientes, que dá vida às árvores, que entra em nossos pulmões e purifica o sangue. Assim que eu seja o vento que acaricia o calor exagerado da vida que queima os sentimentos e as emoções dos meus irmãos. Que eu seja brisa leve que faça descansar, e que alimenta com o oxigênio da esperança e da fé a luta de meus irmãos.
QUERO SER A TERRA MÃE E IRMÃ que acolhe e dá vida. Mãe que acolhe sem distinção a todas as criaturas. Mãe que alimenta a todos os seres, com a vida que brota de seu interior. Irmã que abre as portas a todos os seres para que façam dela sua casa e seu abrigo. Assim, que eu seja uma terra mãe e irmã para todos, acolhendo e dando vida para quem se aproxima de mim, e necessita de um abrigo para os ventos e as tempestades da vida.
QUERO SER SOL QUE AQUECE E ILUMINA e faz germinar com seu calor a todas as sementes, que dá o colorido a toda vegetação, que torna o inverno mais suave pelos seus raios cheios de calor. Assim, que eu seja para meus irmãos um sol que aquece com minhas palavras e atos, que eu seja uma luz para quem vive desorientado, que eu seja uma energia para quem está sendo dominado pelo poder da morte.
QUERO SER FONTE, RIO... quero ser árvore, estrada, mar, floresta, pérola, chuva, nuvem, céu azul, estrela, lua... e neste desejo de ser, não viver para mim, mas como toda a realidade deste universo, viver para o outro, ser para o outro. Mas acima de tudo:
QUERO SER EU MESMO, dentro do meu modo de ser, dentro do meu destino de realizar. Aprendendo de todas as coisas, nunca vou querer ser outra coisa a não ser eu mesmo, com minha identidade. De tudo e de todos aprendendo para que eu possa ser mais eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário