segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Meia tarde, um homem de cerca de 40 anos, sentado num banco da praça, fingia ler um livro. Ele estava descontente consigo mesmo e com o mundo. Parecia que havia um complô querendo afundá-lo. Seus projetos caminhavam devagar e as soluções não apareciam.
Sua autocomiseração foi invadida por um garoto ofegante e cansado de brincar. “Veja, tio, que linda flor eu encontrei!”. Olhou com indiferença, mas o garoto sentou ao seu lado, bem encostado a ele. Mostrava-se disposto a continuar o diálogo. A flor não era bonita, tinha cores pálidas e pétalas murchas. Mas o garoto insistiu: “Além de bonita, tem um perfume maravilhoso”. E concluiu: “Pode ficar com ela, tio!”. Não havia alternativa, cheirou a flor e concordou com o garoto, que nesta altura foi correndo em direção a uma senhora.
Cabelos brancos, elegante, a senhora pediu desculpas se o netinho o tinha aborrecido. E explicou: ele tem apenas 5% da visão. Os médicos acham que o problema, pelo menos em parte, será resolvido quando crescer. Mas é um menino feliz e contagia a todos pela sua alegria.
A senhora afastou-se com o neto e ele continuava com a flor na mão. Foram suficientes alguns minutos para ressignificar sua vida. Tinha problemas, mas todos eles, de uma maneira ou outra, seriam resolvidos. E o garoto cego - pensou nos anjos de Deus - viera lhe mostrar que a vida não era assim. Ele o desafiou a tirar os filtros negativos e ver a realidade de outra maneira. O menino deixara a flor e levara embora sua tristeza.
A vida pode ser comparada a um jogo de cartas. Nem sempre temos as melhores cartas. Precisamos, isto sim, jogar com as cartas que temos em mão. Depois haverá outra rodada e as cartas mudam. Mas é o jogador quem deve administrar as cartas que tem em mão, da melhor maneira possível.
O medo e o desânimo não ajudam a ninguém. Decidido a invadir a Espanha, os generais quiseram demover o imperador Napoleão de tal empreendimento militar. Observaram que as montanhas altas e nevadas estavam cheias de perigos. Poderiam ocorrer avalanches, grupos armados poderiam estar escondidos no caminho. Napoleão proclamou: “Os Alpes não existem”.
Nunca é tarde para recomeçar. O maior segredo do sucesso é começar mais uma vez. Muitas coisas acontecem no último minuto. Não aposte nas dificuldades. Não atraia o negativo. A fé é a inseparável companheira da luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário