terça-feira, 1 de outubro de 2013

BILHETE PREMIADO.

Moradores da cidade de Frankfort, Indianápolis, EUA, Ronnie e Tina Abott - marido e mulher - não aguentaram tanta sujeira ao longo da rodovia. Aproveitando os fins de semana, eles começaram a recolher o lixo que se acumulava às margens da estrada. Num sábado, em apenas cinco horas, recolheram 13 sacos de lixo, seis pneus usados, um computador em bom estado, 23 pilhas e centenas de outros objetos. Entre estes objetos duas latas de cerveja Billy, vencidas, mas consideradas preciosidades, pois eram de uma fábrica falida, que pertenceu ao irmão do ex-presidente Jimmy Carter. Entre os muitos objetos descartados, encontraram um bilhete premiado, no valor de 15 dólares. Na agência lotérica, trocaram o bilhete por outro, que os premiou com 10 mil dólares.
O termo ecologia, de oikós (terra) e logia (estudo, cuidado), vem do grego e foi usado, provavelmente, pela primeira vez em 1869 pelo cientista alemão Ernest Haeckel. Hoje se afigura como um dos maiores - talvez o maior - problema do planeta. Na primeira página da Bíblia, Deus confiou ao homem e à mulher a tarefa de cuidar do jardim terreal. O comportamento humano não foi o que se poderia esperar. Em vez de cultivar, o homem optou por dominar. Em vez de agradável parceria, o homem assumiu a condição de senhor da Terra.
O prejuízo começou devagar, mas hoje assume proporções ameaçadoras. A mais conhecida, mas não a única: o aquecimento global. Isso pode significar inundação de áreas agrícolas e urbanas, deslocamento de culturas em função do clima e mais fome no mundo.
É o tipo da culpa diluída e que ninguém assume. Um saco de plástico, uma pilha usada, um pneu jogado fora, uma árvore derrubada, um espécie extinta, queimadas, venenos jogados na água e no ar... A Terra, a nossa casa, tornou-se uma imensa lixeira. E o processo ainda continua.
Foi um longo processo. Torna-se necessário, agora um processo inverso. Isso significa deter a irresponsabilidade e começar a cuidar da nossa casa. São pequenos gestos, por vezes simbólicos. É isso o que fez o casal Ronnie e Tina. E a coleta de lixo trouxe um bilhete premiado. É o símbolo da ecologia. Tudo o que é feito neste sentido reverte em nosso benefício. Somos inquilinos da Terra e temos obrigação de cuidar dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário