segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PESOS E MEDIDAS…

A necessidade de medir é quase tão antiga quanto a de contar. Quando o homem começou a construir suas habitações e a desenvolver a agricultura, precisou criar meios de efetuar medições. Atualmente, dispomos de vários instrumentos que nos permitem medir, mas quando não existiam esses meios, como o homem fazia para determinar comprimentos?
Na Inglaterra do século XII, o rei Henrique I determinou que a distância que ia do seu nariz à extremidade do polegar representaria o comprimento de uma jarda. Resultado: quando mudava o rei, mudava também o tamanho da jarda. Foi assim durante muitos anos, em diversas regiões do mundo.
Antigamente, para medir comprimento, o homem utilizava o próprio corpo como referência, ou seja, usava como padrões determinadas partes do corpo. Assim, surgiram medidas como a polegada, o palmo, a jarda, a braça, o cúbito (distância do cotovelo à ponta do dedo médio).
Cada povo tinha o seu próprio método de medição e a confusão era geral. A comunicação entre os diferentes povos ficou cada vez mais difícil e acabou atrapalhando o comércio. Para acabar com a diferença das grandezas, em 1789 o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência de França que criasse um sistema de medidas baseado numa constante natural, para acabar de vez com arbitrariedade das grandezas. Assim surgiu o Sistema Métrico Decimal, que engloba as medidas de metro, para comprimento; litro, para volume; e quilograma, para massa.
Muitos países adotaram o sistema métrico, inclusive o Brasil, em 1862. Entretanto, apesar das qualidades do sistema, não foi possível torná-lo universal. Além disso, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico passou a exigir medições cada vez mais precisas e diversificadas.
Em 1960, o Sistema Métrico Decimal foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades, que abrange os diversos tipos de grandezas físicas (tempo, temperatura, corrente elétrica etc), não somente as medições que interessavam ao comércio e à indústria, mas tudo o que diz respeito à ciência da medição.

A luz define o metro

A palavra metro, que deu nome ao Sistema Métrico Decimal, é derivada do termo grego “metron”, que significa “medida”. Mas, afinal, como foi definido o comprimento do metro? O metro padrão, criado no ano de 1799, foi definido como a décima milionésima parte da distância entre o Pólo Norte e o Equador, medida pelo meridiano que passa pela cidade de Paris, na França.
Hoje, o metro é baseado no espaço percorrido pela luz no vácuo em determinado período de tempo (1/299.792.458 de um segundo), o que lhe confere uma precisão indiscutível na calibragem de instrumentos científicos. Apenas três países não usam o mesmo Sistema Internacional de Medidas que o resto do mundo: Estados Unidos; Libéria, na África; e Myanmar, na Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário