terça-feira, 15 de outubro de 2013

CAPITALISMO SELVAGEM

Eu vi aquela leoa sozinha com seus quatro filhotes atacar uma presa de apenas um mês de vida. O filhote morto mal teve tempo de aprender a pular e a correr. Sua mãe nada pôde fazer por ele.
Na selva, sobrevive quem foge ou briga mais. Fica-se adulto por mera sorte. Lá se vive de sobreviver.
Mas não adiantou a leoa matar o pequeno gamo. Um leão enorme de outro bando veio e tomou-lhe a presa e o comeu todo diante da mãe faminta e seus filhotes. Foi embora satisfeito com o seu poder e sua covardia, se é que se pode chamar de covardia a gula de um leão daquele tamanho. Por que sair e caçar, se uma pobre viúva caçou por ele e aqueles filhotes não eram dele? Azar dos mais fracos...
Pensei no capitalismo selvagem e no neoliberalismo. Com algumas nuances, é bem isso o que acontece entre os países pobres e os ricos. O que é do rico não vai para o pobre a não ser que o pobre aceite ficar pagando para sempre. Já, o que é do pobre, o rico vem e leva pagando sempre menos do que vale.
É por essa e outras razões que várias entidades  se uniram em todos os continentes para levantar a sua voz contra os povos ricos e seu comportamento de leão prepotente. "Nossa dívida já foi paga, já caçamos o suficiente para vocês engordarem. Agora deixem os africanos, latino-americanos e asiáticos alimentarem seus filhotes, porque os dez países mais ricos do mundo já estão suficientemente gordos e bem alimentados. Deixem os pobres comerem um pouco do que produzem". É esse o dizer das entidades e outros grupos preocupados com o empobrecimento do planeta. Não estamos pregando calote. Estamos pregando justiça.
Em alguns casos a dívida já foi paga, noutros é impossível pagar. Portanto, se passar por você na sua cidade uma dessas listas, assine sem medo. Pode não adiantar muito, mas se as pobres leoas não os morderem, os leões vão acabar achando que Deus criou a selva apenas para eles. Trezentas leoas mordendo dez leões fazem enorme diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário