quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE SABER GANHAR.

Todos querem ganhar. Ganhar dinheiro, fama, poder. Ganhar no esporte, na discussão, no jogo de todo dia. Ninguém nasceu para ser perdedor. Somente as pessoas que têm complexo de inferioridade é que até sentem prazer em perder. Mas não é normal. Se já fomos um espermatozoide vencedor no meio de outros milhões, muito mais queremos vencer agora que temos cabeça e coração, inteligência e vontade.
NA VIDA HÁ O GANHA/PERDE. É a pessoa que acha que sempre tem que vencer, mesmo às custas do outro. Sente prazer em ganhar vendo a outra pessoa perdendo. É o espírito do dono da torta. Quero toda a torta para mim. Quanto mais para mim, melhor, mesmo em prejuízo do outro. Infelizmente esse é o tipo de educação que acontece em nossas famílias, sociedade e escola. O filho tem que ser o melhor, mesmo servindo-se do outro como degrau para subir. É querer sempre vencer, mesmo às custas do outro. Usando as outras pessoas. É o pecado do orgulho e da ganância. É o pecado da prepotência.
NA VIDA HÁ O PERDE/GANHA. É a atitude do falso humilde. Contanto que o outro ganhe, eu me sinto bem. É o complexo de inferioridade. É o tipo do caipira que canta: “eu nasci para sofrer até na hora da morte”. É a pessoa vítima. Vai se acostumando a perder. São as pessoas que já não sonham. Já estão vencidas na vida. O tempo e os anos, as doenças e o cansaço foram os vencedores. Ser um perdedor é deixar a morte vencer a vida. Isso acontece na empresa, na comunidade, na organização a que se pertence. Há pessoas que se entregam de corpo e alma para a organização e não percebem que, com o correr do tempo, se tornam uma inutilidade, desgastadas, cansadas e desanimadas. São pessoas perdedoras. Não souberam fazer da doação um crescimento pessoal, mas apenas um desgaste.
NA VIDA HÁ O PERDE/PERDE. Todos perdedores. Contentar-se com o fracasso comum. É a mentalidade de muitos brasileiros: “Quanto pior, melhor”. É a mentalidade das pessoas pessimistas e entreguistas: “Tomara que aconteça algo terrível para que esta humanidade acabe, menos eu”. É sentir satisfação em ver todos perdendo. Há comunidades assim. Há igrejas assim. Há nações assim. A história é testemunha de grupos humanos que desapareceram porque se entregaram à derrota.
NA VIDA HÁ O GANHA/GANHA. Todos podem vencer. Todos têm direito à vitória. Todos têm um lugar social para o crescimento. Um pode ajudar o outro a ser vencedor. É o time de futebol organizado e ensaiado para a colaboração. Naturalmente será vencedor. O grito de “gol” pertence a todos. Assim é a vida. Sociedade e comunidade organizadas e colaboradoras. Todos têm seu lugar de crescimento. Um apoiando o outro, forma-se a grande corrente dos vencedores. É o gesto, o olhar, a palavra, a mão que ajuda. Tudo soma para a vitória da vida e dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário