terça-feira, 29 de outubro de 2013

COMO VOCÊ AMA?

Somente as crianças sabem perguntar. Somente às crianças sobra tempo para perguntar. Ou quem tem um coração e uma vida de criança. Quem assume a frase do mestre Jesus “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus”. A criança escutou a professora que ensinava: “Deus tem um coração tão grande que ama a todas as pessoas indistintamente”. A criança logo pensou nas pessoas que viviam com ela lá em casa. Eram quatro - pai, mãe, irmãozinho e avó. Não duvidou. Escreveu em seu caderno a pergunta: “Deus, não é difícil para você amar a todas as pessoas, pois lá em casa somos somente quatro e eu não consigo!”.
OS ADULTOS ESTRAGAM TUDO. Nem sempre. Mas estragam quando colocam condições. Quando colocam o “se” diante das propostas e decisões. Amam não amando. As crianças - e quem tem vida de criança - não fazem exclusões. Não existe o amor excludente. Esse eu amo. Esse outro eu não amo. As crianças, mesmo ocorrendo um desentendimento, logo refazem a amizade e brincam da vida. Tudo depende do centro de interesse. Quando o centro de interesse sou eu, parto para atitudes de seleção e de escolha para mim. E o amor vai padecendo. Quando o centro é fora de mim, o amor vai crescendo.
AMAR É PENETRAR EM TODO O SER. Isso é que faz a diferença entre nossa maneira de amar e a de Deus. Vivemos demais o perto. Aquilo que é o simplesmente tocável. Vemos e vivemos a casca de cada ser e de cada fato. Temos dificuldade de entrar em cada ser. Assim é com as pessoas. Amamos as aparências. Amamos um corpo. Ficamos na casca. Quando as aparências não encantam, perde-se o encanto do amor. Uma flor merece ser amada por si e não pela beleza que é. O sabiá merece ser amado por si e não pela melodia de seu canto. O sol merece ser amado por aquilo que é e não somente pela luz e pela energia que nos traz. Muito mais as pessoas. Cada um merece ser amado por aquilo que é: mesmo sangue, mesmos desejos, mesmo destino, mesma filiação divina, mesma semelhança com o Criador. Amar é penetrar o mistério de cada realidade. Com respeito e encantamento.
DEUS AMA TUDO E COM TODAS AS FORÇAS. Deus é amor. É a grande declaração de São João evangelista. Ele que viu, conversou, escutou a voz, colocou o peito no peito do mestre, saudou e abraçou com ternura, pode expressar seu sentimento dizendo: Deus é amor. E a grandeza do amor de Deus, que devemos aprender, é que ele se ama a si mesmo em cada ato de amor. Amando as flores, os pássaros, a água, os astros e tudo o que existe, está amando a si mesmo, porque tudo é obra de seu amor. Amando a todas as criaturas humanas está amando a si mesmo, pois em cada criatura está seu rosto, está sua vida e amor, está seu coração. Amar do jeito de Deus é ligar-se a tudo e a todos, porque em tudo e em todos estamos nós presentes: eu sou o outro, sou a água, a terra, o mar, a chuva, o vento, sou o universo. Nosso destino é nos fazendo amor do jeito de Deus e, assim, seremos muitos mais do que nossas mãos tocam, nosso olhos vêem, nossos ouvidos escutam e nosso coração deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário