segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A VERDADE NOS FAZ LIVRES

Com algum destaque foi informada a existência, no Nordeste brasileiro, do Clube dos Jumentos. A entidade confere títulos de “cidadão honorário” a pessoas e instituições que se destacam pela burrice. Em tempo: nada contra o burro, um animal que não merece a fama que tem. Pelo contrário, possui larga folha de serviços e, muitas vezes, tem se mostrado até mais inteligente que outros animais, como é o caso do cavalo.
O clube dos jumentos até mesmo possui mandamentos que norteiam as atitudes dos associados. De resto, esses mandamentos não são tão burros como se poderia supor. Pelo contrário, eles são carregados de sabedoria e bom senso. Estes são os mandamentos do clube:
01 - Reconhecer que ainda se pode aprender, em qualquer idade.
02 - Evitar o orgulho e a excessiva auto-suficiência.
03 - Admitir que os pontos de vista dos outros também têm valor.
04 - Aprender, diariamente, alguma coisa.
05 - Transmitir aos outros aquilo que sabemos, sem ares de superioridade.
06 - Pedir e aceitar a entreajuda e as correções.
07 - Adquirir o método de falar pouco e ouvir tudo.
08 - Manter aceso o facho da alegria e da simplicidade
09 - Cultivar a sociabilidade e compreensão para com todos.
10 - Reconhecer os próprios erros
Na realidade, todos esses mandamentos são sensatos e não revelam qualquer tipo de burrice. Colocados em prática tornariam mais agradável a vida nas famílias, locais de trabalho e nos grupos. Duas dessas normas merecem destaque: a primeira e a última.
Nunca se pode dizer “agora é tarde demais”. O romano antigo, Catão, começou a estudar o grego, idioma sabidamente difícil, aos 80 anos. E diante do espanto de seus amigos, observou: se não o fizer agora, quando o farei?
A vida é um eterno aprender. O que não podemos é insistir no erro. Quando admitimos o erro, estamos perto de superá-lo. A Verdade nos faz livres, observa o Evangelho. Nosso pecado só é perdoado se for admitido. A sabedoria popular observa: errar é humano, persistir no erro é burrice. Alguém inventou uma variante: errar é humano, culpar os outros pelo erro é ainda mais humano, sem deixar de ser burrice.
Um ministro que pretende convocar um plebiscito sobre o aborto, um programa de TV que mantém uma dúzia de pessoas, em meio a futilidades, numa casa durante semanas, permanentemente vigiadas por câmeras de TV, certamente, merecem entrar no Clube dos Jumentos. A lista para outros homenageados continua aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário