quinta-feira, 10 de outubro de 2013

UMA PESSOA SEM O CULTIVO DA MENTE É UMA PESSOA DEFICIENTE.

Como serão as pessoas do futuro? Quem conseguirá sobreviver neste mundo cheio de conflitos e tensões? Somente vai sobreviver quem for pessoa inteira, global, total, que dá atenção a tudo o que é pessoa humana, a todas as suas aspirações e desejos.
Ninguém gosta de ser aleijado, deficiente, fisicamente defeituoso. Todos gostam de ter um corpo inteiro, perfeito.
A pessoa do futuro será marcada pela inteireza. Não pessoa aleijada, incompleta, mas pessoa que dá atenção a todos os aspectos da vida: corpo e mente, saúde e doença, inteligência e sentimento, ciência e sabedoria da vida, trabalho e lazer, vida pessoal e comunitária, mundo material e espiritual.
Nosso mundo é marcado pelo materialismo. O mundo material é apenas uma parte do homem. O homem materialista é um ser pela metade. É uma pessoa incompleta.
O ser humano é mais que o mundo material que o rodeia e do qual é feito. É muito mais do que simples matéria que o tempo apodrece. Para ser pessoa inteira, tem que viver no mundo material o mundo espiritual e vice-versa.
Nosso mundo é marcado pelo trabalho e pela eficiência. O trabalho se torna a razão de tudo. O trabalho como um meio de sobreviver. O tempo que não é dedicado ao trabalho como lucro, na cabeça de muita gente, é tempo perdido. E um dia a força para o trabalho vai acabar.
Quem não cultivou os valores espirituais será frustrado. Viverá no tédio e na sensação de ser um inútil. Para ser pessoa inteira tem que viver o mundo do trabalho e o mundo do lazer, da leitura gratuita e da convivência fraterna.
Nosso mundo é marcado pela valorização demasiada do corpo. Só aparece em televisão quem tem corpo lindo, escultural. As clínicas de emagrecimento, de plástica, de massagem faturam como nunca. O corpo atlético é admirado por todos. Busca-se o prazer do corpo de todas as formas.
Mas o ser humano não é só corpo. É corpo e mente. Uma pessoa sem o cultivo da mente é uma pessoa deficiente. E há muitos deficientes em um corpo bonito.
Nosso mundo é marcado pela ciência e técnica. Mas a ciência e a técnica não salvam ninguém. Ajudam, mas em si mesmas são frias. Não têm sentimento e emoção.
O homem inteiro é aquele que sabe colocar coração, sentimento neste mundo técnico. Ninguém é frio e mecânico como o computador ou o robô.
Estamos desafiados a viver como pessoas inteiras. Pessoas que vivem todos os aspectos da vida. Só assim haverá realização humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário