sexta-feira, 25 de outubro de 2013

POLUIÇÃO DO AR CAUSA CÂNCER



Conclusão é da OMS e cita, principalmente, tumores de pulmão e bexiga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na semana passada que catalogou a poluição do ar exterior como fator cancerígeno para os seres humanos. “O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer”, afirmou o doutor Kurt Straif, da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), vinculada à OMS.
“Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer”, diz comunicado da IARC, acrescentando: “Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão e notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga”.
A agência admite a variação considerável na composição do ar e dos níveis de exposição, mas salienta que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Dados recentes da agência mostram que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar.
Em nota, a IARC afirma que a poluição atmosférica ao ar livre e o material particulado devem passar a ser classificados como agentes carcinogênicos do Grupo 1. Essa classificação abrange mais de cem outros agentes cancerígenos, como amianto, plutônio, poeira de sílica, radiação ultravioleta e cigarro. Esta é a primeira vez que os especialistas classificam o próprio ar poluído dos ambientes externos como uma causa do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário