segunda-feira, 9 de setembro de 2013

QUANDO ACONTECE O COMEÇO DA VELHICE?

Terceira idade, dia do idoso, dia do ancião, dia do avô... Quantas datas lembrando as pessoas que estão celebrando o final de sua história! Felizes as pessoas que têm o privilégio de uma idade avançada! Infelizes as pessoas que se tornam velhas muito antes do tempo! Pessoas física e mentalmente velhas. Pessoas emocional e espiritualmente desgastadas e cansadas. Pessoas sem rumo. Celeiro vazio! Que pena!
A VELHICE COMEÇA QUANDO COMEÇAM AS LAMENTAÇÕES. As lamentações são sinal de que a vida doeu e dói. De que a vida fez e faz chorar. A vida é uma soma de idéias e emoções, de educação e culturas herdadas, de histórias mal contadas e mal vividas e até de histórias mal escritas. A lamentação é sinal de insatisfação. É sinal de uma história mal construída e mal vivida. A sabedoria da Bíblia nos ensina que “deve-se evitar as pessoas que se lamentam”. Ficando em sua companhia aprendemos a lição da lamentação. Apenas perdemos tempo!
A VELHICE COMEÇA QUANDO SE VIVE DE AMARGURAS. Pessoas amargas fazem mal. Remédios, chás e comidas amargas, em geral, são evitados. Poucas pessoas conseguem engolir. Pessoas amargas são difíceis de engolir. Revelam pessimismo e negatividade. Tudo é motivo para dizer “está mal... não é fácil... ninguém presta... não dá para acreditar em ninguém...”. E a boca vai falando do que o coração está cheio: doenças, mortes, acidentes, tragicidades e problemas. Na vida cotidiana estamos rodeados de velhos de trinta, quarenta anos. A alegria e a satisfação são sinal da juventude permanente.
A VELHICE COMEÇA QUANDO SE DEIXA DE SONHAR. Uma enquete recente revelou que os jovens estão deixando de sonhar. Estão se contentando com viver o dia de hoje. O amanhã não existe para eles. E o sonho faz parte do amanhã. Viver o hoje sem o amanhã é estar sem rumo. É estar entre quatro paredes, sem portas e janelas. É viver sem esperança. É o decreto da velhice prematura e da morte em vida. É preciso acordar muitos corpos jovens habitados por mentes velhas. Como é bonito conversar e constatar corpos velhos com mentes sonhadoras! Mesmo quando os sonhos materiais e humanos se esgotam, continuam os sonhos de eternidade. Somente permanece jovem quem sabe eternizar cada momento de sua história.
A VELHICE COMEÇA QUANDO SE FICA OLHANDO PARA TRÁS. Nosso corpo tem dois olhos e estão voltados para frente. Somos o único animal que pode olhar as estrelas. Todos os animais voltam seus olhos para a terra. Mesmo com o privilégio de olhar as estrelas, muitas pessoas não passam de animais voltados para o chão. Olhar para trás é bonito, mas ficar só com o passado é pobreza. Ficar vivendo do passado, tanto o positivo como o negativo, é esquecer que temos um coração que tem desejos infinitos. Esses desejos não se realizam no passado, mas no amanhã. É o sonho do paraíso, quer dizer, da vida plena e da felicidade, da paz e da liberdade, do amor e da harmonia. Por isso, sempre é tempo de ser e sentir-se jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário