segunda-feira, 9 de setembro de 2013

COMO SER A MELHOR PESSOA.

Ser a melhor pessoa, não em relação às outras. Isso cheiraria a competição. Toda comparação limita e estraga. O bonito é ser a melhor pessoa em relação a si mesma. Quer dizer, tirar de dentro de si o melhor. Oferecer ao mundo o melhor de si. Não apenas existir como um satélite que rodeia o planeta, sem marcar presença. Dar o melhor de si é marcar esta terra com uma passagem e uma história pessoal, com assinatura própria e com o máximo de potência que o Criador confiou.
SER A MELHOR PESSOA NO EXERCÍCIO DOS TALENTOS. Em cada ser humano há talentos diferentes. Não podem ser enterrados como no fato que Jesus conta no Evangelho. Devem frutificar. Os talentos são possibilidades que devem ser desenvolvidas. Muitas pessoas passam por esta viagem na terra sem descobrir seus talentos. Não tiveram ocasião ou simplesmente foram dominadas pela acomodação e preguiça. Nenhuma pessoa deve se considerar inútil e sem talentos. Todas nascem com possibilidades. Mas é preciso cultivar, deixar crescer e frutificar. Isso exige refletir, sacrificar-se, dedicar tempo. Isso exige grande disciplina e domínio de si. Exige ser aluno de si mesmo. Escutar-se. Tomar-se na mão. Ser senhor de si mesmo. Não viver ao sabor do vento. Ter um objetivo. Ter um propósito. Lutar e ver na frente, como num espelho, a melhor pessoa que pode tornar-se.
SER A MELHOR PESSOA RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES. Basicamente todas as pessoas têm as mesmas necessidades e podemos resumi-las em físicas, mentais, emocionais e espirituais. Devo cuidar bem do corpo para me tornar uma pessoa saudável. Para ter a melhor saúde possível. Devo cuidar de minhas emoções para ser a melhor pessoa nos relacionamentos com o próximo, com o mundo e com Deus. As relações sadias me tornam a melhor pessoa para mim mesmo. Devo cultivar minha mente, meu estudo e reflexão, para tornar-me o melhor de mim em minha profissão e na sabedoria da vida. Devo cultivar minha espiritualidade, para que minha vida tenha um significado e possa tornar-me a melhor criatura de Deus, segundo seus planos a meu respeito. Morrer sentindo-me a melhor pessoa que podia tornar-me é ter vivido com sentido e ter construído o céu, que é o desejo do coração.
SER A MELHOR PESSOA CULTIVANDO OS DESEJOS. Há desejos e sonhos no coração humano que não podem ser traídos. Trair os sonhos é trair-se a si mesmo. É trair a vocação e o destino. Devo escutar e cultivar meus desejos. Devo tomá-los na mão e ver qual a melhor maneira de realizá-los no trabalho, na convivência e em todas as situações. Os desejos são como gritos do coração que clamam para ser escutados: gritos de amar e ser amado, de vida e de paz, de harmonia e de convivência, de felicidade e de alegria, de festa e de eternidade.
Tenho que tirar de dentro de mim o melhor que sou para poder dizer que sou uma pessoa livre e realizada. Tenho que chegar a ser a melhor pessoa que posso ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário