terça-feira, 17 de setembro de 2013

FLORES DESABROCHAM E ANIMAIS PROCRIAM NA ESTAÇÃO DA VIDA.

Aproxima-se a primavera. Em 2013, a estação mais colorida do ano inicia às 17h44 do dia 22 de setembro. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas, nas temperaturas, na luminosidade dos dias. E a natureza inteira se transforma! Há quem diga que esta é a estação da vida, já que as flores desabrocham, as árvores ganham novas folhas, os animais procriam. Veja, a seguir, como a natureza reage à primavera.

Flores - quando começa a primavera, os dias ficam mais longos. O período com presença da luz do Sol pode durar mais de 12 horas. As plantas são muito sensíveis às mudanças climáticas e, quando recebem luz solar por mais tempo, acumulam a energia necessária para abrir suas flores.
Perfumadas e coloridas, as flores são uma estratégia das plantas para atrair polinizadores. Existem flores de todos os tamanhos e cores e com vários aromas – algumas até têm cheiro ruim. A flor-cadáver, por exemplo, solta um cheiro horrível para atrair moscas e besouros que fazem sua polinização. Outra muito fétida é a flor-monstro, uma gigante que vive na Indonésia e atinge até um metro de diâmetro.

Polinizadores - abelhas, borboletas, moscas e pássaros se alimentam do néctar das flores. Enquanto passeiam entre elas, grãos de pólen grudam em seu corpo e são levados de uma planta a outra. Quando o pólen (que contém células masculinas) chega a uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Então, uma parte da flor se transforma em fruto, com a semente de uma nova planta.

Pássaros - os pássaros que vivem em lugares frios viajam para regiões mais quentes no inverno e só voltam para casa na primavera, quando haverá alimento e abrigo para todos. Eles sabem que chegou a hora de fazer a viagem de volta quando o lugar escolhido para as “férias” também começa a esfriar.

Namoro - É na primavera que muitos animais começam a “namorar”. Isso porque, nessa época, há mais alimento para as fêmeas, que vão gerar filhotes, e para os próprios filhotes que nascerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário