terça-feira, 17 de setembro de 2013

QUAL É O ENDEREÇO DE DEUS?

Em virtude do suposto réu “estar em lugar incerto e não sabido”, um juiz do estado norte-americano de Nebraska mandou arquivar o processo existente contra Deus. Possivelmente querendo chamar atenção, há meia duzia de anos atraz, o senador Ernie Chambers entrou com ação contra Deus. Ele acusava a Deus de ser responsável por milhões de mortes, causadas por inundações, furacões e outros acidentes naturais. Chambers também acusava a Deus por métodos terroristas contra a humanidade, intimidando seus seguidores e - especialmente - os ateus.
O processo seguiu as instâncias normais e agora foi arquivado porque “o autor não informou o endereço do réu, impedindo a Justiça de notificá-lo”. O advogado Eric Perkins ofereceu-se como interessado em apresentar defesa, mas foi recusado “por falta de procuração outorgada pelo suposto réu”.
Qual será mesmo o endereço de Deus? Para Francisco de Assis, encontrar esse endereço era fácil. Para ele, o universo inteiro era um templo onde eram nítidos os sinais da presença divina. Nikos Kazantzakis, no livro O Pobre de Deus fala da transparência do Criador em suas obras: o sol, as estrelas, o orvalho, as flores, as nuvens... Chega a afirmar: “E Deus se fez chuva e chove sobre o mundo”.
Para os bispos latino-americanos, reunidos em Puebla, em 1979, o cristão percebe o rosto de Deus, sobretudo, nos mais pobres: índios, negros, mulheres, doentes, idosos... Esta é também a opinião do Mestre Jesus. Ele adiantou qual será o gabarito do Julgamento: “Eu tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, fui peregrino e me acolhestes, estive nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava preso e viestes ver-me”.
De resto, Jesus assumiu condição humana: “E o Verbo se fez homem e armou sua tenda entre nós”. Uma tradução mais livre da afirmação joanina pode ser esta: e Deus se fez história e armou sua tenda entre nós. O lugar preferencial de perceber Deus, hoje, é a história humana, cheia de seus sinais. Tanto é verdade que falamos da História da Salvação.
O endereço de Deus é conhecido de todos. Ele mora no coração de cada filho e filha, especialmente nos que sofrem. Ele está presente em sua Igreja, na Palavra e nos sacramentos. Enfim, está presente onde o deixam entrar. Podemos ouvir o “rumor dos passos de Deus” como no Jardim Terreal. Deus se deixa encontrar. Provar a existência de Deus pode apresentar algumas dificuldades, mas é impossível negar sua existência. Todo o discípulo, pela sua vida, deve proclamar: Deus existe, eu o encontrei. Eu sei seu endereço. Eu moro com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário